Tratamentos para depressão

Nuno Lemos PERGUNTAS 0 Comments

Tratamentos médicos

Apesar de achar que em casos de depressão leve a moderada uma intervenção com psicologia e fitoterapia seja muito mais vantajosa que uma intervenção médica não coloco em causa a necessidade de tratamentos para depressão médicos em muitos pacientes com depressão.

Mesmo que decida fazer tratamentos para depressão sem usar medicação isso deve ser sempre feito em consenso com o seu médico especialista, neste caso um psiquiatra. Até porque casos de depressão major não respondem tão bem a outros tratamentos como seja a acupuntura.

Tratamentos para depressão

Tratamentos para depressão

É importante ter a noção que com ou sem tratamentos para depressão médicos o paciente deve ser sempre seguido por um psiquiatra. Em casos mais graves, que possam exigir internamento, os tratamentos médicos são os mais importantes.

 

Psicologia

Na maioria dos casos de depressão é o tratamento de eleição (na minha opinião). Muitas pessoas tem complexos em relação à Psicologia mas um psicólogo reúne as condições necessárias para conseguir acompanhar um paciente com depressão num longo período de tempo.

A combinação entre os tratamentos médicos de psiquiatria e o acompanhamento por parte de um psicólogo é o mais comum nos pacientes com depressão.

 

Medicina chinesa

A medicina chinesa pode oferecer alguns tratamentos alternativos ou complementares aos tratamentos para depressão médicos ocidentais.

A acupuntura demonstrou eficácia no tratamento de depressão leve e moderada. A fitoterapia apresenta imensas fórmulas com ação ansiolítica e capazes de apoiar pacientes com depressão leve a moderada.

Tanto a acupuntura como a fitoterapia tem menos efeitos secundários que a medicação ocidental e podem com sucesso, em alguns pacientes, substituir ou fortalecer os tratamentos médicos ocidentais.

O uso conjunto da acupuntura e/ou fitoterapia com medicação ocidental deve ser sempre feito com conhecimento explicito de todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento do paciente.

A prática do chi kung, apesar de não ser uma área de especialização de medicina chinesa tal como a acupuntura ou fitoterapia (matéria médica), pode ajudar imensos pacientes com depressão. Não só o chi kung mas qualquer atividade de relaxamento e meditação.

 

Tratamentos para depressão caseiros

Existem uma série de tratamentos para depressão caseiros que um paciente com depressão pode e deve fazer. Estes tratamentos para depressão, muitas vezes, dependem muito da capacidade do paciente de se motivar a agir.

Entre os “tratamentos para depressão caseiros” encontra-se o exercício físico, atividades ao ar livre, atividades lúdicas que sejam prazeirosas ao paciente, uso de roupa com cores alegres, manter horários regulares de sono, etc…

 

Deixar uma resposta