Tratamento de palpitações na medicina chinesa II

Nuno Lemos MTC - CARDIOLOGIA 0 Comments

• Vazio de Yin do Coração

Num Vazio de Yin o paciente refere palpitações que se fazem acompanhar de sintomas de calor como: suores nocturnos, sensação de calor no peito, boca e garganta secas, urina escura, possível obstipação, etc. Neste caso o protocolo dirige-se em 3 passos: (1) actuar no Coração, (2) eliminar Calor e (3) nutrir o yin. No primeiro passo podemos selecionar os pontos 15B e 6MC. De seguida podemos seleccionar o ponto 7C que tanto elimina calor do Coração como nutre o Yin, e finalmente os pontos 6BP e 3R para nutrir o Yin. O ponto 6BP é o ponto de reunião dos 3 Yin da perna e o ponto 3R nutre o Yin do Rim (em casos de Vazio de Yin ou de Vazio de Yang tonifica-se sempre o Rim pois é a raíz de tudo). Além destes pontos também podemos usar o ponto 23B, ponto de shu das costas do Rim.

• Estase de Sangue do Coração

Finalmente deparamo-nos com palpitações num padrão de Estase de Sangue. Neste caso o paciente refere: opressão torácica, pré-cordialgias, lábios roxos, língua roxa com varicosidades sub-linguais e pulso tenso. O protocolo, neste caso vai ser muito semelhante ao protocolo de Vazio de Sangue pois as funções dos pontos sobrepõem-se.
Em primeiro lugar recorremos aos pontos 15B, 17VC e 6MC que movem o Qi no Coração e de seguida seleccionamos pontos para mover o Sangue como 10BP e 17B. Os pontos 36E, 4IG e 14B também podem ser usados para este tipo de padrão pois tem forte capacidade de fazer mover tanto o Qi como o Sangue.

• Humidade-Mucosidades do Coração

tratamento de palpitações na medicina chinesa

tratamento de palpitações na medicina chinesa

Por último, num padrão de Humidade-Mucosidades o paciente apresenta sonolência, vertigens, edemas, sintomas pulmonares como tosse com expectoração pegajosa, pulso deslizante e língua pálida com capa pegajosa. Neste caso dirigimos o nosso tratamento de palpitações em medicina chinesa para a eliminação de Humidade. O primeiro conjunto de pontos já conhecidos consiste nos pontos 17VC, 15B, 6MC e o segundo conjunto de pontos será constituído por: 6BP, 9BP e 40E. Os dois primeiros pontos são muito bons para eliminar Humidade e o terceiro ponto para eliminar Mucosidades. Outro ponto muito bom será o ponto 5TA, ponto de abertura de meridiano maravilhoso Yang Wei Mai. Este ponto vai permitir a circulação de Yang auxiliando a metabolização da Humidade. Se essa Humidade for proveniente do Aquecedor Médio também se pode usar o ponto 12VC que vai metabolizar a Humidade em toda essa zona.

Conclusão sobre o tratamento de palpitações na medicina chinesa

Existe um conjunto de pontos que se costuma usar em todo o tipo de padrões que afetem o Coração pois tem grande acção sobre esse órgão. Desses pontos destacamos 14B, 15B, 17VC, 6MC. Estes são pontos de eleição em muitos dos problemas que afetam o Coração como o tratamento de palpitações. Outros pontos como 12VC, 20B, 36E, 17B, 10BP, 14VG, 3R, 6BP, etc. são usados de acordo com os padrões que provoquem as palpitações. Reconhecem-se esses padrões através dos sintomas acompanhantes

 

Deixar uma resposta