Tratamento de palpitações I

Nuno Lemos MTC - CARDIOLOGIA 0 Comments

Tratamento de palpitações em medicina chinesa

Existem vários padrões que afetam o coração e que podem provocar palpitações.
Como exemplos temos Vazio de Yin do Coração, Vazio de Sangue do Coração, estase de Sangue do Coração, Humidade-Mucosidades no Coração, Vazio de Qi do Coração, Vazio de Yang do Coração, Plenitude Calor no Coração, entre outros. A análise minuciosa destes padrões levaria não a um artigo mas a uma pequena obra didática, pelo que neste caso nos limitaremos a uma análise sucinta sobre alterações de protocolos em cinco padrões dividindo o artigo, para esse efeito, em duas partes. Nesta primeira parte do artigo iremos analisar as alterações de protocolos nos síndromes Vazio de Qi, Vazio de Yang e Vazio de Sangue do Coração.

• Vazio de Qi do Coração

No Vazio de Qi do Coração o paciente refere palpitações que agravam com o mínimo de esforço físico, voz fraca, suor espontâneo, língua pálida, face pálida e pulso fino e fraco. Uma das melhores combinações de pontos para este caso será associar os pontos 15B, 6MC e 17VC e 36E. O ponto 15B é o ponto shu das costas do Coração e, como tal, é usado em todo o tipo de padrões que afetem o Coração. O ponto 6MC é um ponto com ações sintomáticas muito acentuadas no Aquecedor Superior (AS) já que tem a capacidade de mover o Qi no AS e regularizar o funcionamento cardíaco. Estes dois pontos vão atuar diretamente no Coração diminuindo a frequência das palpitações.
O segundo conjunto de pontos também atua no coração através da tonificação do Qi (tem portanto uma função mais generalizada). O ponto 17VC é o ponto mu da frente do Mestre do Coração (logo um ponto de eleição para palpitações) mas também é o ponto de união do Qi e juntamente com o ponto 36E (talvez o ponto mais usado em todo o mundo com capacidades muito fortes de tonificação) vai fortalecer o Qi do organismo.

tratamento de palpitações

tratamento de palpitações em medicina chinesa

Os sintomas de Vazio de Qi apresentam-se mais agravados num Vazio de Yang com o paciente a queixar-se de palpitações, frio generalizado pelo corpo, frio mesmo vestido com roupas quentes, polaquiúria, possíveis edemas, respiração curta, suor profuso, pulso fino e lento, língua pálida e inchada. Podemos continuar a usar os pontos 15B e 17VC para atuar no Coração e aliviar palpitações. Os outros pontos serão usados para suplementar o yang do corpo: neste caso a melhor forma seria suplementar o Yang do Rim (que é a base de tudo) e suplementar o Yang geral atendendo às necessidades de tonificação do coração.

Os primeiros pontos para suplementar o Yang do Rim seriam: 23B, 4VG e 3R. Os outros pontos poderiam ser 14VG e 13VG. O ponto 14VG é um ponto termo-regulador de acção muito forte. O ponto 13VG, muito bom para eliminar calor (em particular na presença de suores noturnos), quando sujeito a moxa também vai apresentar boas capacidades de suplementar o Yang.

• Vazio de Sangue do Coração

No Vazio de Sangue o paciente vai apresentar mais alterações de sintomas do que nos casos anteriores e, consequentemente, uma maior alteração nos protocolos de acupuntura.

Quando um paciente refere palpitações num padrão de Vazio de Sangue os sintomas acompanhantes são: insônia, alterações de memória, astenia acompanhada de agitação mental, falta de força, palidez nos lábios e unhas, língua pálida e pulso fino. Novamente podemos recorrer aos 3 primeiros pontos: 15B, 17VC, 6MC que já foram explicados. De seguida seleccionamos um conjunto de pontos para nutrir o Sangue. Esta seleção é dividida em duas partes: na primeira parte selecionamos pontos para nutrir diretamente o Sangue e na segunda parte pontos que nutram o Sangue, o Qi e os órgãos essenciais para a produção de Sangue (neste segundo passo vamos limitar a nossa ação ao Baço). Os primeiros pontos a serem selecionados são: 17B e 10BP que nutrem diretamente o Sangue. De seguida selecionamos os pontos 36E e 20B para atuar diretamente no baço tonificando o Qi e o principal órgão na produção de Sangue.

 

Deixar uma resposta