Tipos de dor

Nuno Lemos PERGUNTAS 0 Comments

Existem vários tipos de dor que podem ser catalogas por zonas do corpo que afetam ou por mecanismos diferentes que provocam esses tipos de dor. Neste artigo vamos indicar vários tipos de dor e sua associação com diagnóstico da medicina chinesa.

Tipos de dor

Dor articular

Dor articular é dor localizada nas articulações e piora com mobilização da mesma. Tem por base o processo inflamatório das estruturas intra-articulares podendo ter origem em doenças como artrite reumatóide ou osteoartrose.

Em medicina chinesa é comum a dor articular ser classificada em dor por humidade. Pode-se acompanhar de sintomas de frio (gumidade-frio) ou calor (humidade-calor).

Dor tendinosa

Encontra-se por vezes numa zona distante da lesão.

Tem por base o processo inflamatório da bainha sinovial tendinosa.

Tendinopatias tem inicio gradual de rigidez tendinosa e dor associada a atividades especificas. Dor associada ao alongamento do músculo, dor com força isométrica e à palpação. Por vezes é difícil distinguir da dor articular pelo que se deve ter cuidado ao analisar estes tipos de dor.

Dor muscular

Pode ser localizada ou difusa.

Pode ter origem no próprio músculo ou em lesões radiculares.

Pode ter origem secundária a processos sistémicos febris ou endócrinos.

Forte componente psicológica com ação na dor miofascial.

Existem imensos padrões em medicina chinesa associados a este tipo de dor.

Traumas repetidos no músculo podem gerar dos muscular associada a dor articular ou dor tendinosa. É provavelmente o mais comum de todos os tipos de dor.

Dor óssea

Na maioria das vezes é induzida por lesão do periósteo (osteoartrite e fraturas). Associada a fatores traumáticos ou relacionadas com o crescimento.

Em algumas doenças o endósteo e o suprimento nervoso de havers são fonte de dor: osteomalácia e osteonecrose.

Vários padrões associados em medicina chinesa. Regra geral o paciente refere esta dor como profunda junto ao osso, pelo que é considerado um tendino-muscular em profundidade. Por outro lado, a dor neuropática pode ser exatamente o oposto: tendino-muscular à superficie.

Dor neurológica

Dor neurológica ou dor neuropática resulta de uma lesão ou disfunção do sistema nervoso.

Em medicina chinesa a dor neurológica costuma estar associada a padrões de estagnação de qi, estase de sangue, frio, calor, e vento externo.

Dor visceral

Proveniente de patologias viscerais cuja dor se manifesta no aparelho locomotor. Infarto agudo do miocárdio, cólica vesicular ou cólica renal são alguns exemplos comuns destes tipos de dor.

Podem estar relacionados com inúmeros padrões em medicina chinesa.

Dor psicogéncia

Alterações do aparelho psíquico que se refletem em sintomatologia do aparelho locomotor. Ansiedade, depressão, neuroses, etc… são causas comuns de dor psicogénica. 20% dos pacientes com dor crônica revelam sofrer de depressão.

Em medicina Chinesa é comum a existência de padrões de estagnação de qi do Fígado em pacientes com estes tipos de dor.

 

Deixar uma resposta