Tipos de dor na medicina chinesa

Nuno Lemos MTC - DIAGNÓSTICO MEDICINA CHINESA 0 Comments

Existem vários tipos de dor na medicina chinesa. Neste artigo vamos dividir os tipos de dor de acordo com o diagnóstico efetuado pelos padrões clínicos em medicina chinesa.

Tipos de dor na medicina chinesa

Dor por estase de sangue

dor tipo facada, melhora com movimento, agrava durante a noite, dor muito fixa. Regra geral agrava com frio e melhora com calor mas o contrário também é possível.

Dor por estagnação de qi

Dor tipo distensão. Não tão severa nem fixa quanto a dor por estase de sangue. Melhora com movimento.

Dor por humidade

Dor acompanhada por sensação de peso. É possível existência de edema e a dor tende a localizar-se mais nas articulações. è muito comum existir sensibilidade a alterações atmosféricas.

Dor por frio

Dor que agrava com frio e melhora com aplicações locais de calor, pele fria ao toque e pálida na observação.

Dor por calor

Dor que agrava com calor e melhora com aplicações locais de frio, pele vermelha à observação e quente ao toque.

Dor por deficiência

Dor tipo moinha. No Brasil é conhecida como dor chatinha. Regra geral agrava com exercício físico e melhora com pressão.

Dor por vento

Dor móvel ao contrário da dor provocada por frio que é muito fixa. Regra geral existe aversão ao vento.

Conclusão sobre os tipos de dor na medicina chinesa

Existem vários tipos de dor na medicina chinesa. Eles podem existir individualmente ou em associação. Um paciente pode apresentar vento-humidade-frio ou estase de sangue com calor.

Por exemplo pacientes com padrões de humidade-frio apresentam dor mais acentuada nas articulações, agravam com tempos frios e húmidos (consoante a humidade ou o frio sejam prevalecentes), pode ser acompanhada de edema, existe sensibilidade a alterações atmosféricas e é comum sensação de peso nos membros afetados ou pelo corpo todo.

Muitos leitores ao lerem estes sintomas irão reconhece-los pois eles formam o padrão de dor mais comum na artrite reumatóide.

 

Deixar uma resposta