terapia MORA ou terapia de bioressonância

Nuno Lemos INVENÇÕES NEW AGE 6 Comments

o que é a terapia MORA ou terapia de bioressonância?

Terapia MORA ou terapia de bioressonância baseia-se na noção que existe uma “oscilação eletromagnética ultrafina” que pode ser analisada eletronicamente para diagnóstico e usada para tratamento.

Deve o seu nome aos seus inventores, Dr. Franz Morell e Mr. Erich Rasche. MORA é uma associação das primeiras letras dos nomes dos seus autores.

E sim, isto é uma fraude completa. Tem todos os ingredientes de uma fraude new age.

Abuso de termos cientificos

terapia MORA ou terapia de bioressonância

terapia MORA ou terapia de bioressonância

“oscilação eletromagnética ultrafina”? Alguêm me pode dizer o que significa isto? Procurem no google scholar a ver se encontram algum termo científico com este nome. Procurem em algum livro de física médica a explicação para este conceito tão inovador!

A Terapia MORA ou terapia de bioressonância também advoga que existe o corpo físico e, separado, o corpo eletromagnético. Infelizmente este tipo de conhecimentos são retirados das aventuras do Harry Potter. Que o eletromagnetismo seja uma fenômeno associado aos seres vivos ou que existam processos eletromagnéticos que influenciam o ser humano ou possam ser provocados no corpo do mesmo é uma coisa. Que se parta daqui para a existência de um corpo invisível eletromagnético é um disparate sem qualquer tipo de sustentação.

Outra fraude new age, a cura prânica, indica a existência de um corpo bioplasmático!

Associação com conceitos asiáticos

Obviamente quando se reconhece a existência do corpo eletromagnético é possível observar-se chakras, meridianos de acupuntura e os pontos de acupuntura.

Sem efeitos secundários

Obviamente que a terapia MORA ou terapia de bioressonância não apresenta qualquer efeito secundário (na realidade não apresenta qualquer efeito de todo!). Uma das bandeiras das fraudes new age é serem livres de efeitos secundários.

Todas as fraudes new age se baseiam muitos nos 3 princípios mencionados acima. A Lifewave, os adesivos Stipper, a cura prânica, human body analyser ou power balance baseiam os seus produtos nestes 3 princípios. São a sua base fundacional: constante manipulação de termos científicos associado a conceitos asiáticos, quase sempre numa perspectiva profundamente esotérica e acompanhados da bandeira da ausência de efeitos secundários!

Mas existem outros pontos relevantes.

Génios incompreendidos

Mais uma vez os seus inventores são apresentados como génios incompreendidos pela ciência. A power Balance, os adesivos Stiper e a Lifewave também vivem de fantasias semelhantes.

Ausência de estudos científicos

Simplesmente não se encontram estudos científicos válidos sobre a terapia MORA ou terapia de bioressonância. Estas fraudes apontam nomes de grandes cientistas ou falam de génios incompreendidos com investigação comprovada mas simplesmente não é possível ter acesso a essa investigação. Ela nunca foi publicada.

A acupuntura quântica vive do suposto prestígio do seu inventor e de “estudos” que afinal não passam de artigos para revistas cor-de-rosa ou videos no youtube. A Lifewave apresenta imensos estudos (agora parece que deixaram de os tornar públicos) mas todos pagos pela empresa que vende o produto (alguêm percebe a fraude que existe aqui?).

Noutros casos como sistema PNEUMA, acupuntura esotérica, Power Balance, adesivos Stipper ou terapia MORA simplesmente não existe investigação feita e publicada!

Um pequeno funeral para a terapia MORA ou terapia de bioressonância

A terapia MORA ou terapia de bioressonância baseia-se em manipulações grotescas de conceitos científicos que só são aceites devido à extrema ignorância científica das pessoas que a aplicam e vendem (e mesmo devido à sua malicia em ganhar dinheiro à conta da miséria dos outros!).

A estas manipulações juntam-se conceitos orientais que tornam a fraude mais apelativa. Mas estes conceitos são desprovidos do seu significado na maioria das vezes, não são compreendidos pelo que realmente significam e são manipulações pobres e grotescas dos conceitos originais.

Como não podia deixar de ser não existe qualquer tipo de comprovação para este tipo de terapias, ao contrário do publicitado.

Comments 6

  1. Boas. , estive a ler atentamente o seu artigo sobre a mora terapia e permita-me discordar. Eu sou a prova viva que este tipo de tratamento funciona mesmo. Tive um problema de saúde da qual consultei e fui tratado por várias vertentes da medicina e nenhuma resolveu. Apenas a mora terapia travou está doença

  2. Outro defensor acérrimo da medicina convencional e dos lobies da indústria farmacêutica.
    Eu senti na pele a curacporceste método biorressonacia magnetica. Esposa há doze anos que se encontrava doente. Cada dia pior. Último ano antes de iniciar uma nova terapia biorressonancia magnetica, foi a 12 médicos de varias especislidades, com vários exames de diagnóstico e é veredicto final -” atípico” esta poderia ser uma nova doença dentro da medicina a ser estudado- atípico! Já estava mais do outro lado a esposa que deste, proteínas a -3; homocesteina que poucos médicos saberão o significado, mandarão pedir análise sobre a mesma, difícilmente, estava elevadíssima 8x mais que a conveniente. Proveniências: problemas renais ou cardiovasculares. Eram originários pelo último. Nunca ninguém na medicina convencional descobriu, era uma x alzeimer, outra x fibromialgia…enfim era tudo. O que a biorressonacia descobriu e curou ao fim de 12 anos? Um organismo contaminadoncom fungos, bactérias e vírus que se desenvolviam em progressao geométrica, tendo o cérebro, pulmões, fígado, intestinos, a entrar nos ossos todos minados. Já lá vão dois anos. Nunca mais tomou qualquer medicamento dos lobies, está bem! Há doze anos que tomava antidrepessivos e andioliticos, um destes últimos o ” bromalex” era o causador de tudo, uma toxicodependente deste fármaco. Abençoado tratamento e abençoarás mãos que o introduziram. Como este caso já levei mais de 40 pessoas só mesmo médico. Dependendo da gravidade e sobretudo do cumprimento integral do que diz uns estão curados, outros menos curados.

    1. Boa tarde !
      Gostei muito de ler o que escreveu.
      Onde é que se tratou?
      Pode-me dar o nome da Clínica ou o telefone, por favor?

      Obrigada.
      Ana Sousa

Deixar uma resposta