puntura acupuntura precisão

Puntura localizada: a importância da precisão na acupuntura

Nuno Lemos TEXTOS LIVRES 0 Comments

Os resultados obtidos com acupuntura estão muito dependentes da nossa capacidade de localizar as áreas para puntura. Essa localização é conseguida através do conhecimentos de marcos anatómicos, da aplicação de tecnologia que nos permita discriminar diferentes parâmetros, do uso e raciocínio clínico que dê a percepção do que deve ou não deve ser tratado, etc…
Neste artigo vou referir diversas técnicas que se podem usar para melhorar a localização da puntura e dessa forma os resultados clínicos.

Localização dos sintomas

É a primeira forma de se tentar obter o máximo e eficácia. Coloca-se a agulha onde existe dor. A localização do sintoma é muito importante mas não deve ser suada isoladamente na maioria das vezes. Quando usada isoladamente pode ser enganadora ou menos eficaz uma vez que muitas vezes tratar somente a zona de dor não é suficiente para se ter melhoras prolongadas.

Palpação

Juntamente com a localização dos sintomas é dos procedimentos mais comuns: pode referir-se a palpação de uma zona que presente queixas, palpação de marcos anatómicos relevantes, etc…

Prospeção

Uma técnica muito pouco usada mas essencial no tratamento de muitos quadros de dor está relacionada com a nossa capacidade de usar a agulha para fazer “prospecção” das zonas a tratar. Isto permite fazer uma triagem de zonas chave num quadro álgido mais complexo.

Manipulação

Regra geral por manipulação entendo um conjunto de técnicas que ultrapassa o conceito de “localização” tal como o defini num artigo próprio que falava sobre os pilares da acupuntura. Neste caso, manipulação é uma restrição de um conceito mais alargado e exprime a necessidade de se usar a agulha como se fossem as pontas dos dedos, especialmente quando queremos distinguir tecidos profundas para pintura, direcionar a agulha, etc…

Puntura ecoguiada

Começou a ser usada em estudos científicos nos anos 90 e atualmente está muito desenvolvida por parte de fisioterapeutas que fazem acupuntura. A pintura elogiada refere-se ao uso de ecógrafo para obter informação anatómica em tempo real ao mesmo tempo que inserimos a agulha em profundidade nalguns tecidos.

Puntura eletroguiada

Tal como a prospecção é uma técnica pouco usada mas extremamente eficaz em em alguns quadros álgicos. Neste caso procura-se as zonas para puntura através do estudo da condutividade elétrica.

Puntura termoguiada

Inicialmente desenvolvida nos EUA nos anos 90 é pouco usada em Portugal. Tem grandes vantagens no estudo da temperatura  dos tecidos a tratar, especialmente alterações que não sejam facilmente detectáveis através da palpação.

Integrar procedimentos para puntura mais eficaz

Na maioria das vezes estes diferentes procedimentos não devem ser usados isoladamente. Existem vantagens e desvantagens em todos eles; uns são mais eficazes para determinadas situações; outros são financeiramente mais dispendiosos; alguns exigem muita prática com manipulação de agulha; experiência clínica diversificada, etc…

Conclusão sobre a relevância da precisão na acupuntura

Não podemos pensar somente em termos de localização. Muitas vezes as diferentes técnicas de localização devem esta subjacentes a uma metodologia racional de trabalho, caso contrário não servirá de muito. Podemos gastar o dinheiro que quisermos em tecnologia de ponta como termógrafos e ecógrafos mas sem raciocínio clínico por trás não conseguiremos aproveitar ao máximo as potencialidades dessa tecnologia.
Não só o raciocínio é relevante como, muitas vezes, o sucesso clínico está dependente da capacidade do terapeuta em saber associar ou discriminar alguns dos procedimentos mencionados.

Deixar uma resposta