Pressione pontos do ren mai no abdómen

Nuno Lemos ACUPRESSÃO - Pressione Pontos acupuntura 0 Comments

Neste segundo artigo sobre pontos do ren mai gostaria de chamar a atenção para os pontos que se encontram na região abdominal. Para nós interessa a linha média sagital (linha central do corpo) no espaço que vai do umbigo – onde se encontra o ponto 8VC – à base do apêndice xifóide (se o leitor não souber anatomia basta procurar pela zona onde o esterno – o osso do peito – termina e estará lá perto).

A forma de encontrar estes pontos é fácil. Considere que do umbigo à base do apêndice xifóide são 8 cun – sistema de medida chinesa adaptada ao corpo humano para se encontrarem os pontos -. Basta ao leitor separar a região em 8 partes idênticas e encontra os pontos desejados. Pode começar a contar pelo umbigo. Se o 8VC fica no umbigo, o 9VC fica 1 cun acima, 0 10VC, 2 cun acima e assim sucessivamente. O ponto 12VC vai encontrar-se no centro dessa linha.

Neste artigo eu gostaria de destacar 3 pontos, sendo eles: 8VC, 12VC e 15VC.

O ponto 8VC (shén què) encontra-se no centro do umbigo e é bastante usado quando existem sintomas como distensão abdominal, diarreia com alimentos por digerir, frio no abdómen, aversão a alimentos frios, gastralgias – dor de estômago -, dilatação abdominal, etc…

O ponto 12VC (zhong wán) conhecido como ponto um da frente do estômago é usado essencialmente para problemas gástricos como regurgitação ácida, do0r abdominal, gastralgia – dor de estômago – e também para problemas intestinais como diarreia.

Finalmente temos o ponto 15VC ( jiu wéi) localizado 1 cun abaixo da articulação esterno-xifóideia. Este ponto é bastante usado para 3 tipos de problemas sendo eles sendo eles: (1) problemas cardíacos como palpitações, pré-cprdialgias, angina de peito, etc…; (2) problemas digestivos como refluxo esofágico, gastralgia, vómitos, náuseas, dor abdominal e (3) problemas menstais como insónia, agitação (agitação física e psíquica) e vexação (agitação psíquica sem agitação física), epilepsia, histeria, etc…

Deixar uma resposta