Pressione pontos do meridiano do Coração

Nuno Lemos ACUPRESSÃO - Pressione Pontos acupuntura, MTC - CARDIOLOGIA 9 Comments

Este pequeno artigo versará acerca das principais indicações clínicas dos pontos mais usados do meridiano do Coração. Desta forma pode complementar a informação deste conselho com a já disponível informação acerca dos melhores pontos para tratar as diferentes maleitas.

Iremos aqui abordar 4 pontos sendo eles: 3C, 5C, 6C e 7C.

O ponto 3C encontra-se, com o cotovelo flectido, a ½ distância da linha que une o bordo interno do tendão bicipital e o epicôndilo medial do úmero. Este ponto é muito usado no tratamento de problemas locais como paralisia, dor, dormência, flcidez muscular, etc… Além destas funções também se pode pressionar quando na presença de palpitações, dor cardíaca, epilepsia, amnésia, perda súbita de voz, etc…

O ponto 5C localiza-se a ½ da cabeça do cúbito, 1 cun superiormente ao ponto 7C. Este ponto considerado ponto sintomático para problemas de língua é usado para afonia súbita, língua rígida, língua flácida, etc… Além destas indicações também tem acção local para problemas como distensão e dor nos dedos, paralisia, por AVC ou não, dormência, falta de sensibilidade; para problemas cardíacos como palpitações, dor cardíaca; pulmonares como tosse e asma; mentais como epilepsia, histeria, amnésia e insónia.

O ponto 6C situa-se a nível do bordo superior da cabeça do cúbito, a 0,5 cun do ponto 7C. Entre as principais indicações clínicas deste ponto encontra-se suores nocturnos, perdas de sangue (hematemeses, hemoptises) e perda súbita de voz. Além destes sintomas pode usar-se nos casos de: problemas cardiacos como palpitações e dor cardíaca; problemas locais como dor, dormência, paralisia; problemas mentais como irritabilidade; problemas digestivos como vómitos e diarreia. No entanto as principais indicações clínicas são as mencionadas em primeiro lugar.

Finalmente temos o ponto 7C que se situa no lado radial do osso pisiforme, na primeira prega tranversal do pulso, no ângulo entre o pisiforme e o tendão flexor cubital do carpo. Este é capaz de ser o ponto mais usado do meridiano do Coração. Nos problemas locais trata dormência, paralisia, dor; problemas cardíacos como palpitações, dor cardíaca; problemas mentais como demência, epilepsia, insónia. Também tem acções a nível dos aparelho urogenital, digestivo e respiratória: no entanto estas já não são tão mencionadas.

Comments 9

  1. Parabéns e obrigada por compartilhar as verdadeiras aulas de Acupuntura! Sou recém-formada nesta Terapia e cada vez me interesso mais em aprofundar meus estudos. Encontrei um importante canal! Selma Pugliesi (Brasil)

  2. OLÁ, TRABALHO COM ACUPUNTURA
    SOU FORMADO A DOIS ANOS, FIZ UM CURSO PROFISSIONALIZANTE.
    TEM UM CASO QUE ESTOU TRATANDO DE UM SENHOR DE 72 ANOS. SINTOMAS: TENSÃO REPENTINA MUSCULAR QUE VEM DE BAIXO PARA CIMA COM PERDA DA CONCENTRAÇÃO NO QUE ESTA FAZENDO OU PENSANDO.
    COMO ELE TEM UMA VIDA AGITADA, TRABALHA 12 HORAS POR DIA E AINDA CUIDA DE SEUS FILHOS, DUAS CRIANÇAS DE 8 E 9 ANOS, DIAGNOSTIQUEI COMO ESTRESSE.
    JÁ FIZ 2 APLICAÇÕES E USEI OS SEGUINTES PONTOS:
    1º APLIC: VG20, YIN TANG, IG4, IG11, E36, F3
    2º APLIC: VG20, YIN TANG, C7, CS6, E36, F3
    ELE ME RELATOU, APÓS AS APLICAÇÕES QUE NÃO SENTIU UMA MELHORA PERCEPTIVEL.
    SUA LINGUA TEM SABURRA BRANCA UM POUCO MAIS GROSSA QUE O NOMAL PREDOMINANTE NO CENTRO A LATERAL E A PONTA DA LINGUA ESTÃO SEM SABURRA E SÃO MAIS ESCURAS QUE O NOMAL.
    DE QUE MANEIRA VC PODE ME AJUDAR ?
    SERA QUE ERREI NA ESCOLHA DOS PONTOS ?

  3. Post
    Author

    Boa tarde Maurícia. Peço desculpa se a minha resposta parecer brusca mas você errou tudo. Desde o interrogatrório, +assando pelo diagnóstico até aos princípios terapêuticos. Existe algum diagnóstico em MTC designado de stresse? Pessoalmente aconselho a que deixe de tratar o paciente e o encaminhe para alguêm com mais conhecimentos ou experiência. Sei que não é a resposta que procurava, mas com os dados que relatou é a única possível.
    abraço

  4. BOM DIA DR NUNO.
    EU ENVIEI UMA MENSAGEM ONTEM SOBRE O TRATAMENTO DAQUELE SR DE 72 ANOS COM QUADRO CLINICO DE TENSÃO REPENTINA COM PERDA DE CONCENTRAÇÃO NO QUE ESTA FAZENDO OU PENSANDO.
    OBRIGADO POR RESPONDER, EU ASSIMILEI SUA RESPOSTA DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL.
    MAS NESTE CASO CLINICO, SERIA ENTÃO ACONSELHAVEL TONIFICAR O RIM JÁ É UMA PESSOA IDOSA E COM LAPÇOS DE CONCENTRAÇÃO ?

  5. Post
    Author

    Mais uma vez e sem querer ofender volto a pedir que deixe o doente ir tratar-se com uma pessoa que tenha conhecimentos para tal. Obviamente que o maurício não possui esses conhecimentos.
    abraço

  6. Caro Dr. Nuno estou a procura de artigos referente a tratamento de arritmia cardiaca……voce conhece algum autor ou livro que possa me direcionar

    Agradeço e Aguardo Resposta

  7. Post
    Author

    Boas Kiko. Se possível tratavas-me por Nuno. Relativamente ao que procuras presumo que seja dentro da MTC certo?
    Aqui no blogue existem alguns textos que podes usar no teu estudo:

    Se quiseres ver outros problemas cardíacos usa o link da sub-categorias correspondentes:

    Os seguintes links dizem respeito aos meridianos do pericárdio e do coração que se relacionam com o teu tema:

    http://acuforma.com/meridiano-do-coracao/
    Relativamente a livros que possas comprar. Para mim os melhores são, sem dúvida, os das Universidades Chinesas. Neste momento existem algumas colecções com livros de Medicina Interna e acupunctura muito bons. Deixo-te aqui alguns deles:
    1 – ZHIXIAN, Long; et ally; Traditional Chinese Internal Medicine; Beijing University of Traditional Chinese Medicine, 2000
    Esta obra apresenta uma análise detalhada e muito bem construída sobre a diferenciação semiológica de problemas cardíacos como palpitações.
    2 – ZHIXIAN, Long; et ally; Diagnostics of Traditional Chinese Medicine; Beijing University of Traditional Chinese Medicine, 2002
    Esta obra apresenta-te também uma análise semiológica muito bem elaborada e ainda te ajuda noutrso aspectos como a análise pormenorizada de sintomas acompanhantes das palpitações ou como dirigir um diagnóstico.
    3 – ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; Beijing University of Traditional Chinese Medicine, 1999
    4 – YIN, Ganglin; LIU, Zhenghua; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; New World Press, 2000, Beijing
    5 – YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangay University of Traditional Chinese Medicine, 2002
    Finalmente tens obras referentes à acupunctura. Nesteas obras encontras capítulos de diferenciação semiológica com diferenças sintomáticas bem explicadas e correspondentes protocolos de acupunctura.
    Acho que estes já chegam. lololololol
    abraço e bons estudos

    1. Post
      Author

      Não sei se a acupuntura aumenta a capacidade de concentração mas os pontos para acalmar a mente devem ser os mais aconselhados.

Deixar uma resposta