Pressione pontos de acupuntura para hipertensão

Nuno Lemos ACUPRESSÃO - Pressione Pontos acupuntura, MTC - CARDIOLOGIA 11 Comments

Neste pequeno texto vou aconselhar o leitor em relação a pontos de acupuntura, aos quais pode fazer pressão com o dedo, muito usados no tratamento da hipertensão. Destes pontos, 1 fica na cabeça (20VB), 1 no membro superior (11IG) e 2 no membro inferior (36E e 3F).
Mais uma vez devo avisar que este conselho não prescinde uma análise de um profissional devidamente credenciado.

Pontos de acupuntura para hipertensão

Pontos de acupuntura para hipertensão localizados na cabeça ou nuca

O ponto 20VB (vesícula biliar) localiza-se na depressão formada entre o músculo trapézio e o músculo externocleydomastoideu no bordo inferior do osso occipital.

Pressione pontos de acupuntura para hipertensão

Pressione pontos de acupuntura para hipertensão

Pontos de acupuntura para hipertensão localizados no membro superior

O ponto 11IG (intestino grosso) localiza-se no membro superior na prega de flexão do cotovelo. Com o cotovelo dobrado encontra o ponto no extremo externo da prega de flexão do cotovelo.

Pontos de acupuntura para hipertensão localizados nos membros inferiores

O ponto 36E (estômago) localiza-se 3 cun abaixo do ponto 35E, 1 dedo lateralmente à crista da tíbia, na parte superior do músculo tibial anterior. O ponto 35E localiza-se no bordo inferior da rótula na depressão externa ao tendão rotuliano. Daqui à proeminência do maléolo externo contam-se 16 cun. Uma vez conhecida a distância pode contar só os 3 cun a partir do ponto 35E.

Finalmente temos o ponto 3F (fígado) que se encontra no dorso do pé. Encontra o ponto entre o 1º e 2º metatarso do pé na parte proximal ao espaço interósseo.

 

Comments 11

  1. Post
    Author

    Só se quiser agravar a situação do paciente. Na maioria dos padrões clínicos a moxa é contra-indicada e em pacientes hipertensos fazer moxa no 20VG pode vir a tornar-se bastante prejudicial ao paciente. Se desejar mais informações sobre hipertensão aconselho a leitura deste texto:

    Já agora Maurício, tomou em consideração o que falámos anteriormente?
    abraço e bons estudos

  2. Viva Nuno,
    Dada a tua experiência e conhecimento achas perspicaz a utilização da auriculoterapia em conjunto com a etiológica/sistémica ou preferes não misturar?
    Atenciosamente…………

  3. Post
    Author

    Não uso aurículoterapia e pessoalmente, acho que os acupunctores lhe dão importância demasiada. Não digo que não exista um ou outro ponto que possa ser relevante para tratamento de determinado sintoma, digo sim que os modelos existentes actualmente são fantasia pura e as alegadas curas e melhoras milagrosas são fraude. Mal ou bem intencionada não sei mas são falsas. Pessoalmente não misturo. Uso principalmente a acupunctura sistémica.

  4. Post
    Author
  5. Nuno,
    Tenho um bom proveito de suas explanações,faço uso

    constante,principalmente em cólicas menstruais de ado-

    lecentes,muito obrigada mesmo.

    Gostaria de saber se acupuntura há algum avanço ,

    no tratamento :Mal de Alzheimer,

  6. Post
    Author
  7. bom dia! prof., meu nome è eliane c. duarte sou uma apaixonada pela mtc, estou fazendo um curso online, que estou gostando muito, mais acho tudo muito dificil e complexo, quanto mais eu estudo parece que menos aprendo rsrs… gostaria de um consenho seu em relaçao a esse tipo de curso, ou uma forma mais eficiente de estudo obrigado!!

    1. Post
      Author

      Boa tarde
      Que tipod e curso está a fazer online? É uma licenciatura?
      Alguns cursos online para acupunturistas já formados podem ser bastante úteis mas os cursos de licenciatura online ou para leigos são manifestamente maus. É uma péssima ideia começar a pensar num curso desses. Esses cursos não dão na maioria das vezes o acompanhamento necessário ao aluno.

      Atentamente

Deixar uma resposta