Nomes de pontos de acordo com o padrão clínico

Nuno Lemos ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA 2 Comments

Quando mencionamos nomes de pontos relativos ao seu padrão clínico podemos falar de duas coisas distintas: por um lado falamos de pontos que fazem o cruzamento de dois ou mais meridianos ou de pontos que tem uma função energética que se entende à luz da MTC (tonifica o Yin em vez de trata problemas menstruais).

Um primeiro exemplo seria o ponto 30E, localizado no bordo superior da sinfíse púbica, a 2 cun lateralmente à LMS, recebeu o nome de Qichong. O caractér Chong é o mesmo do meridiano maravilhoso Chong Mai. Este é também o ponto de cruzamento entre o meridiano do Estômago e o meridiano Chong Mai e tem como função regular o Qi neste último. Este é o ponto de reunião (Chong) entre o meridiano do Estômago e Chong Mai. Por outro lado o termo Qi no seu nome também indica a sua capacidade de regular o Qi no Aquecedor Inferior.

Um outro ponto, mais conhecido e usado, que recebeu o nome devido à sua função foi o ponto 6BP. Este ponto localizado 3 cun superiormente à proeminência do maléolo interno 1 dedo atrás do bordo interno da tíbia foi baptizado como SanYinJiao. Novamente temos o caracter San que significa 3, Jiao que se traduz por intersecção e Yin mais conhecido por… Yin. Este é o ponto de reunião/intersecção dos 3 meridianos Yin da perna (Baço/Pâncreas, Rim e Fígado).

Outro ponto do mesmo meridiano que recebeu um nome devido ás suas funções clínicas é o ponto 10BP ou Xuehai. Localizado 2 cun acima do bordo superior e interno da rótula é usado, principalmente, para 3 tipos de distúrbios: 1 – tonifica o Sangue; 2 – move o Sangue e 3 – elimina calor do Sangue. Devido a estas funções não admira que ficasse conhecido como Mar (Hai) de Sangue (Xue).

Encontrando-se na primeira prega transversal do pulso no ângulo entre o osso pisiforme e o tendão do músculo flexor cubital do carpo, o ponto Fonte (Yuan) do meridiano do Coração também conhecido por ponto 7C ou Shenmen é muito usado para problemas como insónia, demência, epilepsia, esquizofrenia e outro tipo de problemas mentais. Em MTC considera-se que o Shen (Mente ou Espírito) se encontra alojada no Coração. Como ponto Fonte do meridiano do Coração vai tratar problemas que afectem o Shen. Ao traduzir-se ficaríamos com algo parecido com Portão (Men) do Espírito (Shen).

Um último ponto de referência será o 26º ponto do meridiano da Vesícula Biliar. Este ponto recebe o nome do meridiano maravilhoso Daimai. É o ponto mais importante para regular o Qi neste meridiano maravilhoso e uma vez que um distúrbio neste meridiano se encontra muito associado ao aparecimento de sintomas como leucorreia, este torna-se um ponto de eleição para tratar esse tipo de queixas.

Comments 2

  1. Obrigado Nuno Lemos por sua dedicação, disponibilidadede ensinar e acesso a tão rico material para estudos.

    Um ótimo Ano Novo e realizações!

  2. Post
    Author

Deixar uma resposta