nomes chineses dos meridianos de acupuntura chinesa – parte II

Nuno Lemos ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA 4 Comments

nomes chineses dos meridianos de acupuntura passo a passo

Antes de começar a ler este artigo seria conveniente ler o primeiro artigo sobre os nomes chineses dos meridianos de acupuntura. Nãos e preocupe pois no final do primeiro artigo tem um link de regresso. Caso não leia o primeiro artigo poderá não compreender este na sua totalidade.

No total existem 3 meridianos de acupuntura yin da perna (zú sān yīn jīng), 3 meridianos yang da perna (zú sān yáng jīng), 3 yin do membro superior (shŏu sān yīn jīng) e 3 yang do membro superior (shŏu sān yáng jīng). Estas especificações ajudam a compreender a nomenclatura dos meridianos e diferenciá-los. De notar que adicionei o caractér sān que significa 3. Se referisse unicamente meridianos yin do braço usaria somente shŏu yīn jīng. Quando os chineses referem os 14 meridianos principais (12 meridianos regulares mais os 2 extra com pontos próprios – rèn mài e dū măi) escrevem shí (10) sì (4) jīng (vasos ou meridianos).
Mas ainda faltam mais dados relevantes para compreendermos os nomes chineses dos meridianos. Mesmo sabendo que existem 3 meridianos yin da perna (zú sān yīn jīng) eu não consigo especificar nenhum deles.

Os nomes chineses dos meridianos e a combinação de pontos de acupuntura

nomes chineses dos meridianos

nomes chineses dos meridianos

Na combinação de pontos de acupuntura – uma matéria ensinada nas aulas de Acupunctura Clinica I – os alunos aprendem a seleccionar pontos de acordo com os pares de meridianos. Os pares de meridianos no fundo referem-se a meridianos do membro inferior e superior que possuam o mesmo nome. Por exemplo, o meridiano do membro superior Triplo Aquecedor tem o mesmo nome que o meridiano da Vesícula Biliar que fica no membro inferior: Shào Yáng.

Existindo 12 meridianos é fácil concluir que existem 6 pares de meridianos com o mesmo nome. Os seis nomes de meridianos de acupuntura que existem são: yáng míng, tài yáng, shào yáng, jué yīn, tài yīn, shăo yīn. Como referido cada uma destas designações referem um par de meridianos. Por exemplo, yáng míng refere-se ao par composto pelos meridianos do Intestino Grosso e do Estômago. Se prestou atenção irá reparar que a designação yīn e yáng já se encontra incluída. É possível diferenciá-los recorrendo ao ideograma responsável pelo membro superior (Intestino Grosso – shŏu yáng míng) e membro inferior (Estômago – zú yáng míng). Como falamos de meridianos a designação mais correcta seria:

1 – zú yáng míng jīng – canal/meridiano da perna Estômago.

2 – shŏu yáng míng jīng – canal/meridiano do braço Intestino Grosso

Supondo que falamos do par de meridianos tài yīn. Este conjunto de vasos longitudinais (meridianos) é composto pelo meridiano do braço Pulmão e pelo meridiano da perna Baço. Estes 2 meridianos de acupuntura formam o complexo de meridianos (jīng) tài yīn. Sendo o meridiano do Baço localizado na perna pode chamar-se zú (perna) tài yīn jīng (vaso tài yin).

Se o leitor bem se lembra, no início deste texto dei o nome chinês de um meridiano: zú tài yīn pí jīng. Este nome é quase idêntico ao nome a que chegámos ao longo deste artigo: zú tài yīn jīng. A única diferença reside no ideograma pí. Este ideograma significa Baço. Não é absolutamente necessário a sua presença para se saber que meridiano se descreve. A presença de zú tài yīn é suficiente para saber que falo do meridiano (jīng ) do Baço (tài – nome referente ao par de meridianos. A tradução deste ideograma não significa Baço) que se localiza na perna (zú) e é de natureza yīn.

Comments 4

  1. Boas Nuno!!! (melhor retificar escreste…._)
    2 – shŏu yáng míng jīng – canal/meridiano do braço Triplo Aquecedor
    Na verdade o shou yang ming jing é Intestino grosso ………

  2. Post
    Author
  3. Boas Nuno! Mais uma vez venho aqui comentar..lololol… Tenho andado pesquisar alguma matéria ou livro na nossa língua que fale sobre o nome dos pontos e meridianos, a explicá-los detalhadamente. Se souberes diz-me…Obrigado …
    Abraço

  4. Post
    Author

Deixar uma resposta