o futuro da acupuntura

Futuro da acupuntura e da sua classe profissional

Nuno Lemos TEXTOS LIVRES 2 Comments

Futuro da acupuntura e classe profissional

Qual o futuro da acupuntura e da sua classe profissional com a regulamentação? E sim, falo da classe que ainda não existe e que rapidamente mostrou as suas diferenças na altura de se discutir a regulamentação?! O que irá acontecer aos acupuntores que hoje praticam de norte a sul de Portugal? Será que muitos acupuntores terão capacidades de competir com outros profissionais de saúde?

A minha opinião sobre este assunto não é totalmente positiva para o futuro da maioria dos acupuntores de hoje. Na realidade a maioria deles ficará rapidamente sem trabalho.
Existem várias razões que me levam a concluir isto:

Sem capacidade de competir com fisioterapeutas e osteopatas

Com a regulamentação, os osteopatas, fisioterapeutas e outros profissionais irão fazer pós-graduações em acupuntura e irão aliar as técnicas que aprenderem com as suas técnicas. O futuro da acupuntura passa pela sua adopção por muitos profissionais de saúde.

Associação de técnicas válidas como eletropuntura com manipulações osteopáticas ou eletropuntura com kinesio ou com fisioterapia tem mais efeito que acupuntura isolada!

Os acupuntores também poderão fazer formações noutras áreas e efetivamente muitos estão a estudar osteopatia e fisioterapia. Mas para a maioria isto será muito difícil fazer. Algumas razões para tal serão apresentadas mais à frente.

 

Perdidos na magia e sem formação competitiva

 

A maior formação científica destes profissionais faz com que se foquem em técnicas mais simples e eficazes em vez de se perderem nas fantasias astrológicas ou ilusões energéticas em que muitos acupuntores se encontram. O futuro da acupuntura não está no misticismo.

Isto já acontece hoje em dia. Fisioterapeutas aprendem e desenvolvem técnicas mais simples de tratar tendinites, bursites, dores por artrite, etc… enquanto os acupuntores andam a falar nas vantagens dos discursos fúteis das energias e holismo. Muitos acupunctures vão reparar tarde demais no vazio que são os seus disparates holistas!

A classe de acupuntores está cheia de pessoas sem formação em acupuntura (infelizmente) e dominadas por pensamento mágico sem qualquer hipótese de competir com o número e qualidade técnico-científica dos outros profissionais de saúde.

 

Vice-versa mais difícil

 

Será mais fácil para profissionais de saúde fazerem cursos desenvolvidos de acupuntura do que acupuntores fazerem cursos de osteopatia ou fisioterapia.

A maioria dos acupuntores vem de cursos de fim de semana (com exigências académicas muito fracas), a maioria das escolas de acupuntura em Portugal tem uma exigência científica muito fraca (quantas escolas tem cadeiras a explicar os mecanismos neuro-fisiológicos da acupuntura? quantas cadeiras incentivam os alunos a ler artigos científicos e incluem esses artigos científicos nos seus curriculos?) pelo que lhes será muito mais difícil fazer cursos como fisioterapia ou osteopatia onde a formação científica é muito mais importante.

 

Vantagens sociais e o futuro da acupuntura

 

Com a regulamentação (que chegue depresssa!) será fácil a esses profissionais fazerem pós-graduações e exercerem enquanto acupuntores. Os politécnicos vão apostar forte em pós-graduações que ofereçam os créditos necessários! Até porque os fisioterapeutas estão desejosos de inserir osteopatia e acupuntura nas suas ferramentas pelo simples facto que, muitas das vezes, são mais eficazes que os tratamentos de fisioterapia.

As minhas formações em acupuntura para fisioterapeutas estão sempre cheias. O feedback da maioria é que o que aprendem os ajuda a melhorar imenso os seus resultados clínicos. A maioria dos fisioterapeutas também vai estudar osteopatia e todos eles concordam que a osteopatia tem resultados melhores e mais rápidos. O futuro da fisioterapia (cujo conteúdo das licenciaturas está ultrapassado!) está, em boa medida, na osteopatia e na acupuntura!

O número elevado de fisioterapeutas associado ao aumento de independência que tem vindo a conquistar e que pretendem ampliar fará com que corram para ganharem os créditos necessários para serem acupuntores o que implica um aumento significativo de concorrência. Os fisioterapeutas querem fazer parte do futuro da acupuntura e não há lei que consiga realmente proteger a classe dos acupunctures.

Muitas classes profissionais como fisioterapeutas ou enfermeiros tem acesso aos doentes em primeiro lugar. Se isto se mantiver e se for aliado a tratamentos de acupuntura clínicos mais eficazes que os tratamentos de acupuntura “energético-esotéricos!” então muitos dos acupuntores dos dias de hoje tem os dias contados!

 

Desvantagens sociais

 

Muitos acupuntores que tiraram formações em fim de semana referiam falta de tempo ou dinheiro para outras formações. Outro motivo também estava relacionado com a falta de exigência académica. Como irão eles enfrentar um mercado competitivo com formações exigentes em termos de horários e com currículos académicos muito desenvolvidos?

 

A grande vantagem

 

Os doentes vão ser muito beneficiados com as associações entre osteopatia, fisioterapia e acupuntura. O futuro da acupuntura não vai ser mau.

No futuro irá existir uma associação grande entre estas 3 profissões (será que se ligarão algum dia?) e a associação dos seus tratamentos mais eficazes com uma formação científica base irá promover um grande aumento dos cuidados de saúde e um reconhecimento dos profissionais que os aplicam.

O futuro da acupuntura vai ser muito bom mas alguns dos presentes não irão fazer parte dele.

 

Conclusão

 

Isto não é um artigo para assustar acupuntores. O futuro da acupuntura, para os acupuntores, é muito simples: formações em osteopatia e/ou fisioterapia e abandono do pensamento mágico, aceitação de formas de tratamento mais eficazes e simples e uma abordagem mais clinica dos casos clínicos.

Este é o futuro da acupuntura e está aberto a todos aqueles que dele queiram usufruir.

Comments 2

  1. Você, tem razão. No entanto nada disto é referido pelos professores( que muitos afirmam que a formação cientifica não serve para nada) e muitos dos alunos vivem nas ilusões que são criadas por algumas escolas( pobres em pensamento cientifico e ricas em energias).
    🙂 Agradeço-lhe, por criar um blog que expõem artigos de diversos assuntos( desde matérias até à verdadeira realidade).
    🙂 XD

Deixar uma resposta