Dor no hipocôndrio na medicina chinesa

Dor no hipocôndrio segundo a Medicina ocidental

A dor no hipocôndrio refere-se a dor no quadrante superior direito do abdómen. É um sintoma que denúncia patologia fígado e vias biliares e pode ter várias origens: quisto do colédoco, discinésia biliar (vesícula preguiçosa que pode originar dor hipocondríaca, epigástrica e pós-prandial), colecistite aguda que consiste numa obstrução do canal cístico por quistos sendo os sintomas principais dor hipocondríaca, náuseas, vómitos e febre. Afecta, principalmente mulheres de meia idade cuja alimentação seja muito rica em gorduras.

Os ataques típicos de colecistite aguda também aparecem em casos de colecistite crónica. A remissão deste estado é caracterizado por distensão e desconforto no abdómen superior após as refeições, aversão a alimentos com muita gordura.

As causas mais comuns de dor no hipocôndrio no lado esquerdo são pancreatite aguda ou crónica.

A dor no hipocôndrio na medicina chinesa é classificada como Xie Tong (dor no hipocôndrio).

Diagnóstico da dor no hipocôndrio na medicina chinesa

dor no hipocôndrio na medicina chinesa
dor no hipocôndrio na medicina chinesa

Estagnação de Qi do Fígado e Vesícula Biliar
Dor no hipocôndrio unilateral ou bilateral associada a stresse emocional, esta dor não é fixa e pode estar mais associada a sensação de distensão, opressão e dor hipocondríaca que pode irradiar para o ombro direito, desconforto abdominal, sabor amargo na boca, irritabilidade, dor melhora com movimento, pode surgir opressão torácica e dispneia moderada, eructações ou regurgitação ácida, náusea e vómitos agravados por estados de irritabilidade e comida rica em gorduras, apetite pobre, pulso tenso em corda, língua pode apresentar-se vermelha com capa amarela, presença de varicosidades sublinguais.

Estagnação de Qi e Estase de Sangue
Dor no hipocôndrio tipo facada ou com sensação de distensão, dor que agrava com pressão e à noite, possível sensação de massa à palpação, pode agravar antes do período menstrual, melhora com movimento, língua púrpura, pulso tenso.

Vazio de Yin do Fígado
Dor no hipocôndrio que agrava com calor e melhora com frio, agrava ao fim da tarde onde se pode fazer acompanhar de febre vespertina, garganta seca, palma da mão e planta do pé quentes, suores nocturnos, insónia, língua vermelha sem capa, pulso fino, superficial e rápido.

Plenitude Calor do Fígado
Dor no hipocôndrio que agrava com calor, preferência pelo frio, cara vermelha, olhos vermelhos, obstipação, sensação de calor na região, acessos de raiva, irritabilidade, língua vermelha com capa amarela, pulso cheio e rápido.

Vazio de Sangue do Fígado
Dor no hipocôndrio moderada que agrava durante e após o período menstrual, melhora com pressão, astenia física e agitação psicológica, insónia, extremidades frias e sensação de formigueiro, unhas quebradiças, visão nublada, período menstrual escasso ou amenorreia, perdas de sangue pálido sem coágulos, língua pálida nos bordos, pulso fraco e suave.

Humidade-Calor tóxico no nível Shao Yang(1)
Dor no hipocôndrio, dor que agrava com pressão, dor que melhora com frio e agrava com calor, febre alternada por arrepios, aversão ao frio, sensação de opressão local, garganta seca, vertigens e zumbidos, sabor amargo na boca, língua vermelha com capa amarela e pegajosa ou seca ou capa branca, pulso em corda.

Humidade-Calor no Fígado e Vesícula Biliar
Dor no hipocôndrio de aparecimento súbito, dor agrava com palpação e calor, apetite pobre, sabor amargo na boca, náuseas, vómitos, febre, sensação de peso no abdómen, intolerância a alimentos gordurosos, obstipação, urina amarela, olhos e face vermelhas, garganta seca, preferência por alimentos frios, língua de cor vermelha com capa pegajosa e amarela, pulso rápido e deslizante.

Humidade-Mucosidade
Dor no hipocôndrio que agrava com tosse(2), com movimentos inspiratórios, expiratórios, sensação de peso no hipocôndrio e peito, dor que agrava com ingestão de gorduras(3), respiração curta, língua com capa branca e pegajosa, pulso em corda ou deslizante e profundo.

Acupuntura para tratar dor no hipocôndrio na medicina chinesa

Seleção de pontos para a dor no hipocôndrio na medicina chinesa: 24VB, 34VB, 14F, 6TA, Dannagxue
Os pontos 24VB e 14F são locais e os pontos 34VB e 6TA são distais. A combinação 24VB, 34VB e 6TA é uma combinação de pontos do mesmo par de meridianos e mesmo meridiano com pontos locais e distais. Todos estes pontos são sintomáticos para o tratamento desta queixa.
Outros pontos a usar para dor no hipocôndrio na medicina chinesa: 13F, 3F, 6MC, 40VB, 41VB, 5TA, 43VB, 18B e 19B.

Seleção de pontos para os padrões clinicos:

Estagnação de Qi do Fígado: 6MC, 3F
A este protocolo não é necessário adicionar mais pontos. Se contarmos estes pontos com os pontos bases ficamos com 2 combinações de 2 pares de meridianos diferentes (Shao Yang e Jue Yin), com pontos do mesmo meridiano locais e distais (Vesícula Biliar e Fígado), sendo todos eles sintomáticos e com função de mover o Qi.

Estagnação de Qi e Estase de Sangue: 17B, 6MC, 6BP
O ponto 17B move o Sangue, o 6MC move o Qi e regulariza o AM e o ponto 6BP ajuda a mover o Qi, sendo também o ponto de intersecção dos 3 meridianos Yin, ajuda a restabelecer as relações do Fígado com os outros órgãos. É um ponto regulador muito bom.
Para dor no hipocôndrio na medicina chinesa poderíamos ainda adicionar o ponto 10BP para o sangue. Neste caso demos importância ao ponto 17B pois é um ponto com acção local o que vai ajudar a combater a dor.

Vazio de Yin do Fígado: 6BP, 3R, 8F
6BP e 3R para o Yin geral e 8F para nutrir Yin do Fígado.

Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB
Recorremos aos 2º pontos Shu para eliminar calor. poderíamos ainda usar pontos mais gerais como 4IG. No entanto o 2F e 43VB são os principais neste caso.

Vazio de Sangue do Fígado: 17B, 10BP, 18B
17B e 10BP para o tonificar o Sangue e 18B que é ponto de assentimento do Fígado para tonificar o Sangue do Fígado. Os pontos 17B e 18B ainda são pontos locais pelo que ajudam a combater a dor.

Humidade-Calor tóxico no Shao Yang: 41VB, 5TA, 14VG, 6MC
Os pontos 41VB e 5TA são pontos de abertura dos meridianos maravilhosos Dai Mai e Yan Wei Mai ajudando a regularizar o Shao Yang. Neste caso podemos retirar o ponto 6TA em favor do 5TA. O ponto 14VG elimina Calor e o 6MC regulariza o AM, em particular o Fígado.

Humidade-Calor no Fígado e Vesícula Biliar: 19B, 9BP, 12VC, 18B, 43VB
19B e 18B são pontos de assentimento usados para regularizar o órgão. 9BP e 12VC eliminam Humidade, com acção mais acentuada no AM e o ponto 43VB elimina calor da VB.
Outros pontos a usar para dor no hipocôndrio na medicina chinesa: 2F e 11IG são pontos que ajudam a eliminar calor. 40E para eliminar Mucosidades ou 6BP para ajudar a eliminar Humidade.

Humidade-Mucosidade: 9BP, 12VC, 20B, 40E
Este protocolo é muito semelhante ao anterior sendo a diferença a ausência de pontos para eliminar calor. O ponto 20B e o ponto de assentimento do BP e ao fortalecer o BP permite uma melhor eliminação da Humidade.

Pontos sintomáticos para outros sintomas relevantes:

Nevralgia intercostal: jiaji e ashi
Febre: 4IG, 11IG, 14VC
Tosse: 7P, 22VC
Borborismos, distensão abdominal e apetite pobre: 4BP, 40VB, 36E
Náusea e vômito: 12VC, 6MC
Insónia: 7C, Anmian, 6R
Icterícia: 9VG
Visão nublada: 20VB, 37VB, 1B
Obstipação: 6TA, 25E, 37E

BIBLIOGRAFIA RELEVANTE PARA DOR NO HIPOCÔNDRIO NA MEDICINA CHINESA

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura, Um Manual de Acupunctura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1ª edição, São Paulo, 1996

SIONNEAU, Philippe; GANG, Lϋ; The Treatment of Desease in TCM, VOLUME 5: Diseases of the Chest, Abdómen and Rib-side; ed. Blue Poppy Press, ISBN 1-891845-02-0, 1ª edição, Boulder, 1998

YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-667-8, 1ª edição, Shangai, 2002

ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999

NOTAS DE FIM DE TEXTO

(1) Este padrão está mais associado ao ataque de factores patogénicos externos, No entanto os padrões internos são os mais comuns neste tipo de queixa.
(2) Caso o padrão de Humidade se deva a uma deficiência do Pulmão ou caso a Humidade afecte a função do Pulmão.
(3) Caso o padrão de Humidade esteja mais relacionado com a relação Fígado-Baço. 

ARTIGOS RELACIONADOS
bronquite asmática na medicina chinesa
bronquite asmática na medicina chinesa Bronquite asmática refere-se a inflamação dos brônquios e da traqueia. Os principais sintomas são tosse, expectoração, dificuldade respiratória e desconforto retroesternal. Bronquite asmática na medicina chinesa pode ser ...
CONTINUE A LER
Seguidamente apresento um pequeno filme que criei para o Youtube sobre paralisia facial tratada com acupuntura. Este filme apresenta videos de alguns casos que eu tratei sobre paralisia facial. Tem como ...
CONTINUE A LER
hipertensão na acupuntura chinesa
O que é a prostatite na acupuntura chinesa? Por prostatite entende-se uma inflamação, crônica ou aguda, da próstata. A prostatite aguda é caraterizada por hematúria (sangue na urina) e dor perineal que ...
CONTINUE A LER
Tabagismo e acupuntura
Tabagismo e acupuntura Já aqui falei sobre diversos estudos relativos ao uso da acupuntura no tratamento de dependências de drogas (dependência química, por exemplo) como o tabagismo. A minha opinião é ...
CONTINUE A LER
esquizofrenia e tratamento com acupuntura
O que é a esquizofrenia? Esquizofrenia é uma doença de foro psiquiátrico caracterizada por incapacidade de adaptação ao ambiente externo, descoordenação ao nível dos sentimentos e raciocínio, ausências, alucinações visuais e ...
CONTINUE A LER
Soluços na medicina chinesa
O que são soluços na medicina chinesa Soluço é o som provocado por espasmos diafragmáticos provocados pelo nervo frénico (frenoespasmos). Em casos graves pode afetar atividades diárias como mastigar, dormir, falar ...
CONTINUE A LER
herpes zoster na medicina chinesa
Herpes zoster na medicina chinesa De início abrupto e desencadeada por vírus, esta patologia carateriza-se pelo aparecimento de bolhas que seguem o percurso de um determinado trajeto nervoso fazendo-se acompanhar de ...
CONTINUE A LER
dor no coração na medicina tradicional chinesa
dor no coração na medicina tradicional chinesa Na Medicina Ocidental existem várias doenças associadas à dor no coração como a Angina de peito ou o enfarte do miocárdio. Neste artigo faz-se ...
CONTINUE A LER
tratar alcoolismo com acupuntura
Tratar alcoolismo com acupuntura Este artigo vem de uma série de artigos que estou a escrever sobre acupuntura e dependências. Apesar da contestação da eficácia da acupuntura sobre as mesmas – ...
CONTINUE A LER
como tratar arritmia na medicina chinesa
Introdução à arritmia na medicina chinesa Por arritmia entende-se alterações do ritmo cardíaco podendo este ser irregular, mais acelerado (taquicardia) ou mais lento (bradicardia). Em Medicina Chinesa arritmia e palpitações pertencem ...
CONTINUE A LER
bronquite asmática na medicina chinesa
Paralisia facial e acupuntura em video
Prostatite na acupuntura chinesa
Tabagismo e acupuntura
Esquizofrenia e tratamento com acupuntura
Soluços na medicina chinesa
Herpes zoster na medicina chinesa
dor no coração na medicina tradicional chinesa
Tratar alcoolismo com acupuntura
Como tratar arritmia na medicina chinesa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *