DIAGNÓSTICO II – Outros Padrões Clínicos Gerais

Nuno Lemos MTC - DIAGNÓSTICO MEDICINA CHINESA 2 Comments

Até agora só analisamos poucos sintomas que diferenciam os padrões clínicos baseados na teoria Yin/Yang. Como veremos para se compreender o diagnóstico em MTC é importante entrar em contacto com mais algumas teorias; mas falemos de sintomas. Toda a linguagem da Medicina Chinesa é rica em sintomas e deve-se compreender nessa base.

Os sintomas gerais dizem respeito a sinais ou sintomas clínicos que não se associam a nenhum órgão mas sim a padrões gerais: Vazio de Yang, Vazio de Yin, Plenitude Calor. Como se deve lembrar do que acima foi dito para o Vazio de Yang existem sintomas como: frio generalizado, astenia, lentidão, face pálida, sudação profusa, edemas, língua pálida e inchada. O quadro de Vazio de Qi apresenta sintomas semelhantes mas menos severos: suor espontâneo, astenia, face pálida, língua pálida. Estes dois quadros são quadros de deficiência por Frio. Daqui é fácil compreender que um Vazio de Qi quando agravado se transforme num Vazio de Yang.

O quadro de Vazio de Yin é um quadro de deficiência por calor e caracteriza-se por: suores nocturnos, febre vespertina, boca e garganta seca, urina escura, língua vermelha sem capa, entre outros. Caso os sintomas de Vazio de Yin sejam mais intensos dizemos que existe um quadro de Plenitude Calor: o paciente refere febre, erosão da mucosa bucal (os líquidos existem em menor quantidade, logo, não existe só secura), urina mais escura que no Vazio de Yin, cara muito vermelha (no Vazio de Yin só as maçãs do rosto se encontram ligeiramente avermelhadas e os resto da face pode encontrar-se pálida) e língua vermelha com capa espessa e amarela (no Vazio de Yin não existe capa amarela ou existe uma capa muito fina). Existe uma diferença entre estes dois padrões e uma semelhança: a semelhança é que são padrões clínicos com sintomas de calor, a diferença é que o primeiro padrão pertence aos síndromes de deficiência e o segundo aos síndromes de Plenitude.

Apesar de existir esta associação hierárquica de sintomas o padrão de Vazio de Yin encontra-se mais vezes associado a um padrão de Vazio de Sangue. A razão para tal deve-se à natureza própria do conceito Yin (líquidos orgânicos). O Sangue sendo um dos líquidos orgânicos vai encontrar-se associado ao Yin Qi. No entanto observam-se algumas variações de sintomas. Estas alterações devem-se aos conceitos associados à produção de Sangue: apesar de ser um líquido orgânico (característica Yin) a produção de sangue está muito dependente da força do Qi (natureza quente). Logo é normal em quadros de Vazio de Sangue a mistura de sintomas típicos de Vazio de Yin e de Vazio de Qi. O Vazio de Sangue apresenta: astenia física com agitação psíquica (astenia física está associada à ligação do Sangue com o Qi enquanto que a agitação psíquica se encontra associada à ligação Sangue-Yin), língua pálida, sonhos muito intensos entre outros. No Vazio de Yin existe tanto agitação psíquica como agitação física ao contrário do Vazio de Sangue onde só existe agitação psíquica. É este sintoma que associa o padrão de Vazio de Sangue com o Vazio de Yin. Todos os outros sintomas são diferentes. No quadro abaixo mostramos os sintomas típicos de alguns padrões clínicos.

QUADRO 2 – ALGUNS PADRÕES CLÍNICOS GERAIS E SINTOMAS CORRESPONDENTES

Vazio de Qi Vazio de Yang Vazio de Yin Vazio de Sangue Plenitude Calor
Suor espontâneo
Astenia
Face pálida
Língua pálida
Pulso fino
Suor espontâneo/profuso
Frio generalizado
Astenia/lentidão
Face pálida
Língua pálida e inchada
Pulso fino e lento
Suores nocturnos
Febre vespertina
Agitação física e psíquica
Maçã do rosto vermelha
Boca e garganta secas
Língua vermelha sem capa
Pulso fino e rápido
Astenia com agitação psíquica
Oligomenorreia
Face pálida
Língua pálida
Pulso fino
Febre alta
Urina amarelo escura
Erosão da mucosa bucal
Face vermelha
Língua vermelha com capa amarela
Pulso rápido e cheio

A diferenciação que aqui mostrámos pretende realçar as diferenças entre alguns padrões clínicos gerais. No entanto, não é suficiente para compreendermos o diagnóstico na sua totalidade.

Em Medicina Chinesa existem sintomas gerais e sintomas de órgão. Os sintomas gerais são aqueles que se enquadram nos padrões clínicos gerais como Vazio de Yin, Estase de Sangue, etc… enquanto que os sintomas de órgão denunciam a localização desse padrão clínico. Se os primeiros têm a função de descrever a natureza da patologia, os segundos dão-nos a localização dessa mesma patologia. Assim temos diagnósticos como: Vazio de Yin do Rim, Vazio de Yang do Coração, Humidade-Mucosidade no Baço, Plenitude Calor no Fígado, etc… Para compreendermos, este segundo aspecto do diagnóstico em MTC é necessário conhecer os sintomas característicos dos órgãos.


Comments 2

  1. No caso do suor ser mais focado ás palmas da mãos e plantas dos pés (hiperhidrose palmar) será também vazio do qi? Haverá antes problemas com os rins?
    Outros sintomas neste caso são obesidade, diabetes, hipertensão, queda de cabelo, cansaço generalizado, tendencia para lombalgia. Parece-me uma mistura de sintomas confusa…

  2. Post
    Author

    Boa tarde Joana.
    Obesidade, diabetes e hipertensão não são sintomas.
    os restantes sintomas tem de ser analisados de forma a ver se tem ou não alguma relação com a hiperhidrose palmar.
    abraço

Deixar uma resposta