Conheça os sintomas do Vazio de Yin

O yin é, tal como entendido na Medicina Chinesa, responsável pela humidificação dos tecidos e por enraizar o yang. A partir do momento em que o yin se encontra debilitado assiste-se a um ligeiro aumento de yang pelo que um padrão clínico que se caracterize por um vazio de yin apresentará os seguintes sintomas:

1. Agitação:

a pessoa não consegue estar quieta, sente-se mais agitada do que é normal pois a há a subida de yang. A agitação pode ser interna ou externa e dividida em 2 aspectos: física, mental. Caso o vazio de yin afecte o fígado sintomas de irritabilidade podem surgir.

2. Insónia:

este sintoma pode caracterizar-se por uma dificuldade inicial em adormecer (vazio de sangue), acordar repetidas vezes durante a noite (vazio de yin), ou acordar cedo demais sem a sensação de ter repousado o suficiente e sem conseguir voltar a adormecer. O yin representa a noite e recompõe-se durante a noite. Com o vazio de yin, dá-se um aumento de yang que dificultará o sono ao paciente provocando insónias. As insónias características do vazio de yin são caracterizadas por acordar várias vezes durante a noite, sendo a dificuldade em adormecer uma característica do vazio de sangue.

BannerFans.com

3. Calor:

é um complexo de sintomas exactamente simétricos do complexo frio com sintomas tais como: mãos e pés quentes, sensação de calor no corpo, agravamento com exposição ao calor, intolerância ao calor. A diminuição de yin provoca um aumento do calor corporal, em particular, nas mãos e pés. É costume o paciente argumentar que não conseguia dormir bem e que teve de colocar os pés fora do cobertor.
vazio yin medicina chinesa suores nocturnos boca e garganta seca

4. Febre vespertina:

o aumento da temperatura corporal, com o desenvolvimento de febre, ao fim da tarde é um indício de um vazio de yin e é um sintoma muito comum que pode ser detectável ao termómetro. A pessoa com vazio de yin vai sofrendo um aumento da temperatura à medida que o dia corre ao contrário do vazio de yang em que a temperatura da pessoa tende a baixar ao longo do dia.

5. Suores nocturnos:

perda de líquidos orgânicos durante a noite e indicia um vazio de yin. È considerado um sintoma de calor. O vazio de yin estimula uma hiperactividade do yang que o yin não consegue controlar. Como tal os líquidos orgânicos são levados pelo Yang para o exterior sendo expelidos como suor. Existe também a importância da associação deste sintoma com os outros como sensação de calor, agitação física e psíquica, insónia, etc…

6. Boca e garganta secas:

a falta de yin para humedecer o corpo acaba por provocar uma sensação de sede e a impressão de ter a boca e a garganta secas. Em casos mais severos pode existir o desejo de beber líquidos frios mas em pequenas quantidades. Quando existe um grande quadros de secura ou mesmo lesão das mucosas com desejo de beber bebidas frias em quantidade e aversão a bebidas quentes presume-se a existência de um quadro de plenitude calor.

7. urina escura e escassa é comum quando o vazio de yin afecta o Rim. A obstipação também é um sintoma de Vazio de Yin que pode decorrer de casos mais graves de vazio de yin.

8. Cara vermelha:

é um sinal de calor que tanto existe no vazio de yin como noutros quadros de calor como plenitude calor, vento-calor e humidade-calor.

9. Língua vermelha:

surge nas situações de vazio de yin e plenitude calor, contudo, no vazio de yin não apresenta revestimento lingual e em situações de plenitude calor apresenta revestimento lingual de cor amarela.

10. Pulso fino, superficial e rápido:

o pulso fino é um indicativo de um quadro de vazio, enquanto que as características, rápido e superficial, indiciam uma patologia de natureza quente. A característica superficial, não indicia, neste caso, a localização da natureza da doença. Como o yin se encontra debilitado o yang tende a vir para cima, para a superfície. É necessário cuidado na avaliação dos casos pois uma gripe, que é uma penetração de vento-frio externo, tende a apresentar pulso superficial. Isto explica-se porque o Wei Qi (Qi defensivo) acorre à superfície para combater o frio e o pulso sente-se superficial. 

ARTIGOS RELACIONADOS
Como já referi várias vezes, o vazio de yin, um dos vários padrões clínicos da MTC, é uma forma de classificar sintomas. No texto sobre o vazio de yin expliquei ...
CONTINUE A LER
YIN/YANG VERSUS ENERGIAS POSITIVAS E NEGATIVAS
Escrevi um artigo a criticar o discurso supérfluo da acupunctura vegetal. Uma das coisas que critiquei foi a linguagem usada, em particular a tradução de Yin Qi como energia negativa ...
CONTINUE A LER
estagnação de qi e significado na medicina chinesa
O que é a estagnação de qi? A estagnação de qi decorre da formação de um bloqueio que não permite a mobilização do qi. Os sintomas são descritos como consequência da ...
CONTINUE A LER
Conheça os sintomas do Vazio de Qi
Numa primeira abordagem ao diagnóstico em Medicina Chinesa deve-se diferenciar sintomas de padrões clínicos gerais de sintomas de órgão. Os sintomas de padrões gerais referem-se a vazio de qi, vazio ...
CONTINUE A LER
Conheça os sintomas da estase de sangue
A estase de sangue é um padrão que denuncia uma série de sintomas que são associados à interrupção da circulação sanguínea, tal como entendida na MTC.Existe sempre uma associação entre ...
CONTINUE A LER
Conheça os sintomas do Vazio de Sangue
O Vazio de Sangue não significa necessariamente perdas consideráveis de sangue ou deficiente produção de sangue como entendido na medicina ocidental. Nos padrões clínicos que envolvem o sangue podemos encontrar: ...
CONTINUE A LER
Conheça os sintomas do Vazio de Yang
O Yang representa o calor do organismo. Quando este se encontra em falta o corpo apresenta um conjunto de sinais e sitomas clínicos de frio uma vez que existe pouco ...
CONTINUE A LER
tratar o vazio de yin – I
YIN/YANG VERSUS ENERGIAS POSITIVAS E NEGATIVAS
estagnação de qi e significado na medicina chinesa
Conheça os sintomas do Vazio de Qi
Conheça os sintomas da estase de sangue
Conheça os sintomas do Vazio de Sangue
Conheça os sintomas do Vazio de Yang

Comments

    • marcelo brito says

      sugiro que procure um acupunturista ,a princípio vc deve nutrir o yin de algum zang fu ,mas a melhor maneira de detectar aonde ocorre essa deficiência ,é mesmo com um acupunturista,porém ja lhe aviso que a dieto terapia ou fito terapia para isso seja mais indicado…

  1. nuno lemos says

    A melhor coisa a fazer é procurar um especialista que se possa certificar do diagnóstico e indicar as melhores terapêuticas.
    Se viver em Lisboa pode consultar-se comigo. Caso contrário pode indicar-me a sua zona de residência e terei todo o gosto em procurar um profissional credível perto de si. Isto caso viva em Portugal.
    os sinceros votos de melhoras

  2. MAURICIO MARTINS says

    BOM DIA
    DR NUNO.
    NO CASO DA INSONIA. HÁ RELAÇÃO COM O FIGADO E CORAÇÃO OU SÓ QUANDO SÃO ACONPANHADOS DE OUTROS SINTOMAS ?

  3. says

    Boa noite Dr. Bruno
    Sofro de insônia desde criança, sempre tive dificuldade de dormir devido ao grande medo que sentia de tudo…Hoje tenho 44 anos e sofro de sindrome do pânico desde 2005, tomo citalopram 60mg e rivotril para poder dormir…também acordo algumas vezes durante o sono, quano finalmente ele vem…e agora dei para acordar com calor intenso nas mãos e pés! Tenho hipotireoidismo e tomo eutirox 150, e também tenho glaucoma…preciso de ajuda, estou saturada de remédios e psiquiatras que não resolvem a situação…obrigada!!!!!

  4. nuno lemos says

    Bom dia dona Regina.
    A acupunctura costuma ser útil no tratamento de alguns dos seus sintomas como a insónia. Em princípio a acupunctura deve conseguir a ajudar a aliviar alguns dos seus sintomas e a oferecer-lhe maior qualidade de vida.No entanto isto não significa que irá prescindir do aconselhamento médico no futuro nem é promessa de que vai deixar de tomar a sua medicação. O meu conselho é que procure um acupunctor perto de si e veja como reaje às consultas de medicina chinesa. Que tipo de melhoras sente nas primeiras consultas, que sintomas estão a responder melhor aos tratamentos, etc… (algo que irá ver com o seu acupunctor) Se tiver possibilidade de se consultar comigo aqui fica o link:
    http://www.policonsult.pt/default.aspx
    Caso viva em Lisboa é possível combinar uma hora para tratamento ao domicilio. Para mais informações sobre tratamentos ao domicílio veja o seguinte link:
    http://acuforma.com/clinicas/domicilios/
    atentamente e com os votos de melhoras
    nuno lemos

  5. nuno lemos says

    pode ter várias causas em termos de análise semiológica na MTC. Pode ser devido a padrões de calor, humidade-calor, vazio de yin, estagnação de qi com produção de calor.
    Ter a sensação de pés quentes é essencialmente um sintoma de calor. Só por ele não nos permite definir o padrão clínico.
    Questões como existência de sensação de peso? alturas do dia que agrava? outros sintomas acompanhantes como edema ou dor, etc… seriam relevantes.
    Se desejar falar a título mais pessoal pode contactar-me pelo mail. Desta forma não precisa expor publicamente os seus sintomas.
    abraço e as melhoras

  6. sergio says

    e quem parece que tem os dois….calor(problemas) e frio(problemas)/?
    quando frio friorento demais ,nariz entope, dor melhora com calor, procura o calor de todas as formas….quando calor, passa mal, sem sede, quer goles de água gelada, mal debaixo do sol. etc..

  7. nuno lemos says

    Boa tarde Sergio
    É muito comum a existência de vários padrões clinicos em simultâneo. No entanto isto não significa que os padrões em questão sejam o vazio de yang e o vazio de yin. Para tal seria necessário uma análise mais rigorosa.
    Se desejar pode consultar a minha página acerca das clinicas onde dou consultas:

    As melhoras

  8. Ivana says

    Boa Noite, náo estou conseguindo mais dormir anoite de tanto meus pés ficarem quentes demais.
    Esta madrugada, levantei e coloquei eles em uma bacia de água fria pois eu estava desesperada com meus pés táo quentes, pareciam estar pegando fogo.
    Oque é isso? Teno hipertiroidismo mas está normal meu T4.
    E pode colocar os pés de molho em água fria quando estáo assim?
    Desde já,
    Grata.

  9. nuno lemos says

    Boa tarde Ivana
    E sente agitação mental? insónia? suores nocturnos? boca e garganta seca? as mãos também se sentem quentes?
    O sintoma que refere pode estar associado a determinados padrões como o vazio de yin (não estou a fazer-lhe o diagnóstico, mas tão somente a levantar uma possibilidade)
    Se os sintomas melhorarem com aplicações de frio, à primeira vista, não estou a ver nenhuma contra-indicação. No entanto deverá consultar-se, igualmente com um médico e um especialista em MTC uma vez que pelo blog, em comentários, fica difícil dar uma ideia mais objectiva.
    Sei que não posso ajudar muito só com comentários mas espero ter pelo menos conseguido responder à sua questão!
    Se precisar de mais alguma coisa tenha a liberdade para me escrever.
    as melhoras

  10. estevam says

    Bom dia minha noiva nesse ultimos meses as maos e os pentes
    esquentam muito fora do normal ela fica incomodada e muito p´reocupada gostaria de saber o motivo.

    Estevam

  11. nuno lemos says

    Boas Estevam
    Infelizmente com esses sintomas unicamente não é possível fazer nenhum diagnóstico. E, obviamente, qualquer diagnóstico que eu fizesse deveria ser confirmado por outro profissional “in vivo”.
    Caso viva em Lisboa eu poderei atender a sua noiva. Caso contrário aconselho a que procure um especialista com quem ela possa falar acerca dos seus sintomas. E não se esqueça do médico de família.
    Abraço e as melhoras para a sua noiva

  12. Sabrina NUnes says

    Olá Dr. Nuno! Nossa, já faz dois anos que escrevi um comentário neste site, o senhor me respondeu em seguida, mas eu nunca cheguei a olhar, desculpe. obrigada pela orientação. Mas moro no sul do Brasil. Então, acredito que vou procurar um acunpunturista na minha cidade, pois não aguento mais esses sintomas, eles me privam de várias coisas. É esse o profissinal que devo procurar? O senhor poderia me dar alguma ajuda por e-mail? Obrigada

  13. nuno lemos says

    Boa tarde
    Eu penso que um profissional de medicina chinesa a poderia ajudar. Mas não a posso ajudar a escolher um pois não conheço ninguêm. Em relação ao mail eu posso analisar os seus sintomas. Mas uma análise via mail pode não ser a mais correcta. Por outro lado não tenho forma de a tratar.
    Procure um profissional que saiba acupuntura e fitoterapia chinesa (especialmente fitoterapia). Procure saber quais são as habilitações dele, as características do curso que tirou, etc…
    Eu não conheço os cursos no Brasil mas em Portugal existem imensos cursos diferentes e nem todos são bons.
    com votos de sinceras melhoras

  14. Adriane says

    Olá Dr Nuno,
    Depois de anos sofrendo com o problema de sentir meus pés queimando e nâo conseguir dormir por causa disso, encontrei aqui uma resposta!
    Vivo no Brasil e ja não sabia mais que fazer, as vezes para conseguir dormir tenho que enrolar os pés em uma toalha molhada, é horrível esse problema consigo resolver com acupuntura?
    o calor excessivo que sinto tem relação?
    Grata

  15. nuno lemos says

    Provavelmente o calor excessivo que sente tem relação com a sensação de calor nos pés.
    Pessoalmente acho que a acupuntura e, muito especialmente, a fitoterapia chinesa a poderão ajudar.
    atentamente

  16. Adriana says

    Dr.
    Eu estou sentindo minhas maos e pes muito quentes, boca seca. Há 4 dias atras, senti dores no corpo , febre, fraqueza no corpo , indisposição e muita tosse, coriza , suor excessivo. A principio achei q se tratava de gripe e me mediquei com remédios para a gripe. Só q nao passou todos os sintomas, dai resolvi ir ao medico e ele diagnosticou alergia, hoje estou tossindo muito. Mas o q mais me preocupada são as maos muito quentes, pes quentes, nao estou conseguindo dormir, passo a noite em
    Claro e no outro dia perco o sono pela manha. Isso pode ser sintoma de vazio de yin? O que eu faço . Nao agüento minha maos quentes mesmo molhadas voltam a ficar quentes.
    Abd,
    Adriana

    • nuno lemos says

      Boas tarde
      Os sintomas parecem tipicos de um vazio de yin com origem numa invasãod e um fator patogénico externo.
      Para já só posso recomendar a continudiade das consultas médicas e a procura de um especialista em medicina chinesa. Em princípio a fitoterapia será o tratamento prioritário para si.
      atentamente
      Nuno Lemos

  17. Flavia oliveira says

    Olá, tenho a temperatura das mãos e do resto do corpo muito alta, as vezes quando eu encosto em outra pessoa elas se assustam e me perguntam se estou com febre e quando tenho contato com gelo o lugar fica vermelho e em seguida fica enxado, pode ser com qualquer coisa até quando chupo um geladinho, lavo uma louça ou até mesmo se algo gelado encostar… Não faço ideia do que pode ser.

  18. kaka says

    Olá. Faz muitos anos que sinto calor excessivo principalmente nos pés, no verão não consigo dormir, tendo que levantar várias vezes a noite para molhar os pés, e mesmo no inverno não durmo com os pés tapados e nunca de meia. Ontem mesmo não estava conseguindo dormir, então resolvi procurar algo relacionado à isso, e me identifiquei com os sintomas à cima. Com certeza vou estudar o assunto e procurar alcançar o equilíbrio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>