Como tratar a depressão no dia a dia

Como tratar depressão no dia a dia

Nuno Lemos PERGUNTAS 0 Comments

Como tratar depressão no dia a dia

A depressão é um problema de saúde que não deve ser desprezado e que em casos graves pode levar ao suicídio. O paciente depressivo sente tristeza, ansiedade, preocupação, impotência, falta de apetência para as atividades diárias, inquietos, magoados. Apesar disto é fácil saber como tratar a depressão no dia a dia. O mais difícil é ter a força de vontade para o fazer. Como tratar depressão no dia a dia é vocacionado para o doente mas não indica que o mesmo deva prescindir de cuidados médicos.

Como tratar depressão: controle a sua vida

incentive-se: tem de conseguir incentivar-se. Use auto-hipnose, livros ou gravações de auto-ajuda. Não interessa. O paciente depressivo sabe como tratar a depressão. O problema é ter a força para o fazer. Portanto precisa arranjar algo que o incentive.

Como tratar a depressão no dia a dia

Como tratar depressão no dia a dia

saia de casa: fechar-se em casa só vai agravar a depressão. O melhor tratamento caseiro para a depressão consiste em… sair de casa. Vá correr, vá às compras a pé e aproveite para olhar a paisagem, vá passear, dar uma volta pelo parque, buscar os netos à escola. Faça qualquer coisa mas precisa sair de casa.

exercício físico: o exercício tem efeitos físicos e psicológicos que são muito importantes para recuperar um paciente com depressão. O exercício físico é um inimigo importante da depressão.

roupas coloridas: a cor tem um forte efeito placebo no ser humano. Use roupas com cores vivas como o vermelho. Isso vai ajudá-lo a mudar de atitude. Roupas de cor triste alimentam a depressão.

atividades que deem gosto: ir ao cinema, jogar xadrez, passear no parque, jogar à bola, ler, viajar. Todas as pessoas tem uma ou mais atividades que a fazem sorrir. Use e abuse dessas atividades. Diversifique a sua experiência pois com o tempo irá conhecer novas atividades que lhe dão prazer.

horários de sono regulares: a insónia provoca e/ou contribui para a depressão. Como tratar depressão passa por manter horários regulares de sono. Mas não se engane e não pense que deve ficar apático(a) na cama o dia todo. Horários regulares de sono seguidos de atividades diárias como exercício físico, atividades fora de casa, etc…

evite álcool ou drogas: como tratar depressão também passa por aquilo que não devemos fazer. O alcóol e as drogas ajudam à instalação de quadros depressivos e podem potenciar os mesmos. Mesmo que se sinta bem sob o efeito do álcool ou das drogas. Isso é passageiro e no final vai ficar bem pior.

Como tratar depressão é fácil de saber mas difícil de executar. Neste artigo dou alguns conselhos que podem ser úteis a doentes e que eu dou a muitos doentes meus.

E o leitor que conselhos dá a uma pessoa que quer saber como tratar depressão?

 

Deixar uma resposta