Colecistite por Humidade-Calor na Vesícula Biliar

Nuno Lemos ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA 0 Comments

Resumo

A colecistite é uma inflamação da Vesícula Biliar que pode ser crónica ou aguda. Em medicina chinesa um dos padrões possíveis de provocar esta maleita é a Humidade-Calor na Vesícula Biliar e no Fígado.

Colecistite por Humidade-Calor na Vesícula BIliar

Os principais sintomas de colecistite por humidade-calor na vesícula biliar são: dor aguda de aparecimento súbito que tende a agravar com pressão e com calor e melhora com o frio, sensação de distensão no abdómen superior direito, sabor amargo na boca, urina amarela e pegajosa, alterações de apetite, vómitos e febre.

Podem existir pequenas variações de sintomas: os vómitos aparecem se o padrão afetar o Aquecedor Médio (Baço e Estômago) em particular se o paciente não seguir a melhor alimentação. As alterações de apetite podem manifestar-se por falta de apetite, intolerância a alimentos quentes e de natureza húmida e preferência por alimentos frios; também pode surgir obstipação devido principalmente ao calor ou uma associação de obstipação com fezes moles em que o paciente refere a sensação de continuar a sentir-se cheio após defecar devido à Humidade-Calor.

O sabor amargo na boca e a dor no hipocôndrio são sintomas que não denunciam o padrão mas sim a víscera e o órgão afetados. A urina pode ser mais amarelada e menos pegajosa caso o padrão de calor seja mais intenso que o padrão de Humidade ou menos amarelada e mais pegajosa caso o padrão de Humidade prevaleça.

colecistite por humidade-calorA febre é um bom indicador da potência do padrão de calor enquanto que a sensação de peso que o doente possa referir no hipocôndrio ou no abdómen é um indicador da potência do padrão de Humidade.

A acupuntura é um bom tratamento no alívio de sintomas provocados por colecistite por humidade-calor na vesícula biliar (um tratamento que deve complementar os tratamentos de Medicina Ocidental e nunca superá-los).

Poderíamos selecionar o seguinte protocolo de acupuntura para colecistite por humidade-calor: 18B, 19B, 24VB, 14F, 34VB, 9BP, 6BP, Danangxue. Aqui temos uma combinação de pontos anteriores (alarme) e posteriores (assentimento) sendo essa combinação contituída pelos pontos 18B, 14F, 19B e 24VB. Estes pontos apresentam a função de regular o Fígado e a Vesícula Biliar. O ponto 34VB tem como função mover o Qi e, assim, ajuda a eliminar Humidade-Calor do meridiano da Vesícula Biliar. Os pontos 6BP e 9BP tem como função eliminar Humidade e o ponto extra Dannangxue tem como função atuar em todo o tipo de problemas que afetem a Vesícula Biliar. Os pontos do mesmo meridiano serão: 24VB (ponto local) e 34VB (ponto distal). Estes pontos aliviam a dor no hipocôndrio, sabor amargo na boca, sensação de peso.

Consoante as variações sintomáticas da colecistite por humidade-calor também se podem estabelecer novos protocolos. Assim, podemos usar o ponto 3F para regularizar o Fígado, o ponto 6MC caso os vómitos se façam sentir com muita intensidade, o ponto 43VB para eliminar Humidade-Calor da Vesícula Biliar ou o ponto 25B para a obstipação.

 

Deixar uma resposta