cefaleia dor de cabeça enxaqueca e acupuntura acupunctura

CEFALEIA DE ACORDO COM MTC

A cefaleia é um sintoma subjectivo. Este capítulo trata a cefaleia enquanto sintoma predominante e não como consequência de outras causas como hipertensão. No entanto, os pontos usados neste capítulo podem ser usados para o tratamento da cefaleia independentemente de ser o sintoma predominante ou não.

DIAGNÓSTICO

Invasão de Vento-Frio
Cefaleia que agrava com vento e frio, dor estende-se até à nuca e ombros, preferência por aplicações de calor local, pode ser fixa, aversão ao vento, aversão ao frio, ausência de sudação e sede, dor generalizada, pulso suave, língua com capa branca e fina.

BannerFans.com

Invasão de Vento-Calor
Dor tipo distensão na cabeça, pode ser severa, aversão ao vento, aversão ao calor, preferência por aplicações locais de frio, febre, boca e garganta secas, tosse seca, face vermelha, língua vermelha com capa amarela, pulso rápido e flutuante.

Invasão de Vento-Humidade
Cefaleia, sensação de peso, agravamento com tempos húmidos ou chuvosos ou na presença de vento, fezes moles, alterações de apetite, astenia física, cefaleia agrava após esforço físico, língua pálida com capa branca pegajosa, pulso suave ou deslizante.

Plenitude Calor do Fígado
Cefaleia(1) que agrava com calor e estados de irritabilidade ou raiva, melhora com aplicações de frio, vertigens, insónia, cefaleia predominante nas têmporas, irritabilidade ou propensão para ataques de raiva, face vermelha, olhos vermelhos, sabor amargo na boca, garganta seca, sede, obstipação, urina escura, pulso cheio, em corda, língua vermelha com capa amarela.

Vazio de Qi
Cefaleia tipo moínha, preferência por aplicações locais de calor, melhora com pressão, tonturas, vertigens, astenia, anorexia, cefaleia agrava após esforço físico, fezes moles, pulso fraco e língua pálida com capa fina e branca.

Vazio de Sangue Fígado
Cefaleia mais localizada na zona supra orbital, melhora com pressão, agrava durante e após o período menstrual, agrava após hemorragias (pode aparecer enquanto consequência), palidez, membros frios, astenia física e agitação psíquica, palpitações, visão nublada, outras alterações de visão associadas a crises de cefaleia ou vice-versa, amenorreia ou período escasso, provável ausência de coágulos e sangue pálido, língua pálida com bordo pálidos com capa branca e fina, pulso suave em corda.

Humidade-Mucosidade
Cefaleia acompanhada de tonturas, sensação de peso na cabeça, opressão torácica e dilatação abdominal, anorexia, náuseas, sensação de peso no corpo, edema, língua pálida ou normal com capa pegajosa e branca, pulso deslizante.

Estase de Sangue
Cefaleia fixa tipo facada, agrava antes do período menstrual, insónia, sangue menstrual com coágulos, presença de massas, língua púrpura com varicosidades sub linguais, pulso em corda.

Deficiência do Rim
Cefaleia, dor surda, melhora de manhã e agrava com trabalho, zumbidos, vertigens, astenia física, fraqueza dos membros inferiores, lombalgia, alterações urinárias, língua pode apresentar-se normal, pulso profundo e fraco.

ACUPUNCTURA

Selecção de pontos de acordo com áreas afectadas:

Cefaleia frontal: 14VB, 2B, 8E, 4IG
14VB, 2B e 8E são pontos locais e 4IG é ponto distal. A região frontal é uma região Yang Ming e daí usar-se a combinação 8E e 4IG. Os pontos locais devem ser direccionados para a região dolorosa.
Ainda poderíamos recorrer aos pontos: 44E, 20VB (em especial se zona supraorbital se encontrasse afectada), YinTang, 23VG.

Cefaleia temporal: 8VB, TaiYang, 41VB, 5TA
8VB e TaiYang são pontos locais. 5TA e 41VB são pontos distais. Como a região temporal pertence ao nível Shao Yang usamos os pontos de abertura dos meridianos maravilhosos Dai Mai e Yang Wei Mai. Isto também nos permite desenvolver uma combinação base de pontos do mesmo par de meridianos e mesmos meridianos, locais e distais: 41VB, 5TA e 8VB.
Outros pontos a usar: 8E (direccionado para a zona dolorosa – este ponto é o ponto de intersecção do Estômago com a Vesícula Biliar e daí poder ser usado para tratar cefaleia ao longo do meridiano da VB, sendo, no entanto, mais usado ou em cefaleia frontal ou temporal), 20VB. Outros pontos distais ao longo do meridiano do TA também podem ser usados.

Cefaleia occipital: 20VB, 19VG, 16VG, 62B, 3ID,
20VB, 19VG, 16VG são pontos locais e 62B e 3ID são pontos distais. Uma vez que esta região pertence ao nível Tai Yang recorremos à combinação de pontos 3ID e 62B que são, respectivamente, pontos de abertura dos meridianos maravilhosos Du Mai e Yang Qiao Mai. O ponto 10B dá-nos hipótese de fazer uma combinação do mesmo nível com pontos do mesmo meridiano locais e distais. Consoante a localização mais especifica ao longo de toda a zona occipital e afecção ou não da nuca podemos recorrer a uma miríade de pontos locais.
Outros pontos a usar: 60B e outros pontos do meridiano da bexiga ao longo da perna são aconselhados para tratar problemas desta área.

Cefaleia parietal: 20VG, Sishencong, 6MC, 3F
20VG e Sishencong são pontos locais e 6MC e 3F são pontos distais. A zona parietal (vértice da cabeça incluído) pertencem ao nível Tay Yin. Como os meridianos do MC e F não tem pontos locais na cabeça é impossível fazer combinação de pontos locais e distais do mesmo meridiano.
Outros pontos a usar: pontos como o 1R e 2R estão aconselhados para cefaleia nesta região assim como o 60B.

Selecção de pontos de acordo com os padrões clinicos:

Invasão de Vento-Frio: 4IG, 7P, 12B, 16VG, 14VG, 20VB
Não é necessário recorrer a este protocolo extenso (em adição aos pontos acima mencionados). Este é só um conjunto de pontos distais e locais muito bons para o padrão clínico apresentado. Outros pontos como 23VG também podem ser usados. Muitas vezes a selecção destes pontos é mais dependente dos sintomas que compõem o padrão do que do quadro geral em si mesmo.

Invasão de Vento-Calor: 4IG, 5TA, 7P, 16VG, 14VG, 20VB
Com pequenas diferenças os pontos usados para os padrões de Vento-frio são os mesmos usados para os padrões de Vento-Calor. Consoante os sintomas de calor se manifestem com maior ou menor violência poderá dar-se mais atenção a pontos específicos para eliminar calor como os 2º pontos Shu.

Invasão de Vento-Humidade: 4IG, 40E, 8E
O 4IG elimina Vento. 40E elimina Mucosidades e 8E é um ponto local para eliminar Humidade na cabeça. 9BP, 6BP seriam outros pontos para eliminar Humidade e 7P, 20VB para eliminar Vento por exemplo.

Plenitude Calor do Fígado: 2F, 43VB, 20VB
Esta é uma combinação simples para eliminar calor recorrendo aos 2º pontos Shu e um ponto local que acalma o Yang do Fígado.

Subida de Yang do Fígado: 3F, 20VB, 6BP, 3R, 8F
A diferença destas 2 combinações é a seguinte: na PC Fígado recorre-se a pontos para eliminar Calor e na Subida de Yang do Fígado pretende-se acalmar o Yang (eliminar Calor) e tonificar o Yin. 6BP, 3R, 8F é uma combinação base para tonificação do Yin do Fígado.

Vazio de Qi: 20B, 36E, 2BP
Esta é uma combinação muito simples para a tonificação do Qi do BP (Jing adquirido). Pontos como 6BP, 3BP, 12VC, 21B poderiam estar incluídos. Se quiséssemos também poderíamos adicionar os pontos 30E e 4BP.

Vazio de Qi e Sangue: 17B, 10BP, 36E, 12VC
17B e 10BP é uma combinação base para a tonificação do Sangue e 36E e 12VC é uma combinação para o Qi do BP. Uma vez que é através do Qi do BP que se forma o sangue é possível aparecer um quadro de Vazio de Qi que gera Vazio de Sangue. Nestes casos poderíamos ainda usar pontos de assentimento como 20B, 15B ou 18B consoante os órgãos mais envolvidos Para adicionar mais pontos para o Qi consultar o Vazio de Qi.

Vazio de Sangue do Fígado: 8F, 10BP, 36E
Esta combinação pode ser analisada em 2: 8F (ponto de tonificação do Fígado) e 10BP (ponto de tonificação do Sangue) para tonificar o Sangue do Fígado e 36E que tanto tonifica Sangue como Qi. Caso o Vazio de Sangue não estivesse associado a um Vazio de Qi mas sim a um Vazio de Yin poderíamos remover o ponto 36E e adicionar 6BP e 3R (uma combinação base para tonificar o Yin).

Humidade-Mucosidade: 9BP, 6BP, 40E
Esta é uma combinação base para eliminar Humidade (6BP e 9BP) e para Mucosidade (40E). Consoante os sintomas acompanhantes da cefaleia evidenciem um envolvimento do AS, AM ou AI poderemos recorrer aos pontos 17VC, 12VC e 6VC para cada aquecedor, assim como a outros pontos que actuem nos órgãos envolvidos.

Estase de Sangue: 17B, 10BP
Combinação base geral para mover o Sangue. Consoante variação sintomática outros pontos poderão ser adicionados.

Deficiência do Rim: 3R, 4VC, 4VG, 23B
Por deficiência do Rim entende-se um Vazio de Yin e Yang considerado por muito autores como Vazio de Qi. Daí recorrer-se à combinação 4VC e 3R. 4VC é ponto que tonifica directamente a energia Yuan e 3R é o ponto Fonte (Yuan) do Rim. O ponto 4VG tonifica o Yang e o ponto 23B fortalece o Rim.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O reconhecimento do sintoma e da zona afectada é a base, e a parte mais importante no tratamento por acupunctura, de todo o tratamento. O reconhecimento do padrão clínico vem na sequência da nossa análise e é a partir desta análise que conseguimos seleccionar pontos para adicionar ao protocolo base. Qualquer princípio de tratamento deve tomar em consideração estes princípios.

Assim vamos supor que 3 pacientes apresentam cefaleia frontal. Neste caso seleccionaríamos os pontos: 14VB, 2B, 8E e 4IG independentemente do padrão clínico. No entanto, ao paciente A é diagnosticado um padrão de Vazio de Qi do Baço, ao segundo doente é diagnosticado um padrão de Humidade-Mucosidade e ao terceiro paciente um padrão de Vento-frio.

Os pontos a adicionar seriam, portanto:
Paciente A: 14VB, 2B, 8E, 4IG e 20B, 36E, 12VC por exemplo.
Paciente B: 14VB, 2B, 8E, 4IG e 9BP, 40E. O ponto 8E é um bom ponto para eliminar Humidade na cabeça mas já se encontra no protocolo base.
Paciente C: 14VB, 2B, 8E, 4IG e 7P, 23VG. O ponto 4IG usa-se em conjunto com o 7P (combinação de pontos Fonte-Conexão) mas o 4IG já se encontra no protocolo base (não vale de nada escreve-lo 2 vezes).

Se o paciente apresentar sintomas como rigidez na nuca ou outros sintomas que também afectem as vias respiratórias superiores, pontos como 16VG e 20VB também deveriam ser adicionados por exemplo.

BIBLIOGRAFIA

JUNYING, Geng; et ally; Selecionando os Pontos Certos de Acupunctura, Um Manual de Acupunctura; ed. ROCA, ISBN 85-7241-152-6; 1ª edição, São Paulo, 1996
YANFU, Zuo; et ally; Chinese Acupuncture and Moxibustion; Publishing House of Shangai University of Tradicional Chinese Medicine; ISBN 7-81010-667-8, 1ª edição, Shangai, 2002
YIN, Ganglin; ZHENGHUA, Liu; Advanced Modern Chinese Acupuncture Therapy; Ed. New World Press, ISBN 7-80005-558-2/R•046, 1ª edição, Beijing, 2000
ZHIXIAN, Long; et ally; Diagnostic of Tradicional Chinese Medicine; edited Beijing University of Tradicional Chinse Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1271-0, 2ª edição, Beijing, 2002
ZHIXIAN, Long; et ally; Acupuncture & Moxibustion; edited by Beijing University of Traditional Chinese Medicine, Academy Press, ISBN 7-5077-1269-9, 1ª edição, Beijing, 1999

NOTAS DE FIM DE TEXTO

(1) As cefaleias associadas ao Fígado, regra geral, são consideradas enxaquecas. 

ARTIGOS RELACIONADOS
Esta patologia é marcada pela presença de dor e distensão abdominal, diarreia ou fezes moles com presença ou não de sangue. Consistindo numa inflamação crónica dos intestinos pode ser devido ...
CONTINUE A LER
Cálculos renais são cristais que se formam no sistema urinário (rim e ureteros, por exemplo), provocando o aparecimento de sintomas como dor tipo cólica muito intensa, disúria e/ou hematúria. Consoante a ...
CONTINUE A LER
bronquite asmática na medicina chinesa
bronquite asmática na medicina chinesa Bronquite asmática refere-se a inflamação dos brônquios e da traqueia. Os principais sintomas são tosse, expectoração, dificuldade respiratória e desconforto retroesternal. Bronquite asmática na medicina chinesa pode ser ...
CONTINUE A LER
Este problema refere-se à descida anormal do recto. Regra geral os pacientes apresentam uma história longa de diarreia. Em certos casos a mucosa rectal, pode inclusivamente sair para fora do ...
CONTINUE A LER
diagnóstico da amenorreia e tratamento com acupuntura
Amenorreia: definição e diagnóstico na medicina chinesa Existem 2 tipos de amenorreia: (1) amenorreia primária que é diagnosticada quando na idade de 18 anos ainda não se deu a menarca e ...
CONTINUE A LER
Esta patologia é uma infecção aguda oftalmológica cujo principal sintoma é congestão das conjuntivas. DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA Vento-Calor Olhos vermelhos, sensação de corpo estranho no olho afectado, fotofobia, lacrimejar, ...
CONTINUE A LER
Já aqui falei sobre diversos estudos relativos ao uso da acupunctura no tratamento de dependências de drogas (dependência química, por exemplo) como a dependência dos cigarros. A minha opinião é ...
CONTINUE A LER
Esta doença é caracterizada por vertigens auditivas, náuseas, perda de equilíbrio e é devida ao excesso de líquido no labirinto. DIAGNÓSTICO DE ACORDO COM A MEDICINA CHINESA Subida de Yang do Fígado Aparecimento ...
CONTINUE A LER
Dor no hipocôndrio segundo a Medicina ocidental A dor no hipocôndrio refere-se a dor no quadrante superior direito do abdómen. É um sintoma que denúncia patologia fígado e vias biliares e ...
CONTINUE A LER
Sinusite e correspondente tratamento com acupuntura chinesa
O QUE É A SINUSITE? Sinusite é uma inflamação dos seios perinasais (frontal, etmoidal, maxilar, e esfenoidal). É caracterizada por alguns sintomas gerais como congestão nasal, secreção espessas e amarelas ou ...
CONTINUE A LER
DIARREIA ENTERITE E ACUPUNTURA
CÁLCULOS RENAIS E ACUPUNTURA
bronquite asmática na medicina chinesa
Prolapso Rectal e Acupuntura
diagnóstico da amenorreia e tratamento com acupuntura
CONJUNTIVITE AGUDA E ACUPUNTURA
Dependência tabágica e acupunctura
DOENÇA DE MENIÉRE E ACUPUNTURA
DOR NO HIPOCÔNDRIO E ACUPUNTURA
Sinusite e correspondente tratamento com acupuntura chinesa

Comments

  1. Debora says

    Oi Nuno , criei uma comunidade de medicina tradicional chinesa, e por acaso ou não o primeiro texto que coloquei lá foi teu ,
    Se quiseres dá la um salto . criei hoje , ainda sou estudante de MTC mas achei importante criar um site onde futuros terapeutas e terapeutas possam partilhar os seus conhecimentos.

    Grata um abraço
    Debora Azevedo

  2. admin says

    Para os futuros leitores que tenham dúvidas relativamente à forma de se chegar à nova comunidade basta clicarem no nome da autora do comentário.
    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>