Benefícios da acupuntura na cardiologia

Nuno Lemos MTC - CARDIOLOGIA 1 Comment

Acupuntura na cardiologia pode trazer alguns benefícios aos pacientes? Será que a acupuntura é realmente válida quando aplicada na área da cardiologia?

Devido aos vários sintomas e riscos apresentados por um paciente cardíaco é importante saber distinguir quais aqueles em que a acupuntura será útil, poderá dar algum alívio ou não ter qualwuer tipo de utilidade.

Um paciente cardíaco tem riscos de saúde grandes

São vários os problemas que podem afetar um problema cardíaco. Esses problemas podem ser localizados no coração como seja o infarto do miocárdio ou fora do coração como seja o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A abordagem da acupuntura num paciente com infarto do miocárdio

É importante ter a noção que o infarto do miocárdio pode ter diferentes manifestações. Nos homens manifesta-se como dor cardíaca mas. muitas vezes, nas mulheres manifesta-se com enjoos.

Ou existe atenção para estes pormenores ou o acupunturista pode decidir tratar de forma errada o infarto do miocárdio.

Sintomas como enjoos, vertigens e perda de consciência em pacientes cardíacos são sintomas de urgência e devem ser tratados com uma chamada telefónica para o serviço de urgências.

Acupuntura nacardiologia: prevenção e reabilitação

Uma vez que são muitos os problemas de saúde em cardiologia é necessário distinguir qual será a ação da acupuntura em cada um deles. A acupuntura poderá ser útil para tratar alguns sintomas, poderá ser útil para prevenir outros e poderá não servir de muito noutros.

Acupuntura na cardiologia: AVC

A acupuntura pode, e deve na minha opinião, ser usada na reabilitação de pacientes com AVC. A acupuntura vai ajudar o paciente a responder melhor aos tratamentos de fisioterapia ajudando o mesmo a recuperar mais rapidamente.

Esta opinião é baseada essencialmente na minha prática clinica. os estudos científicos apontam no sentido de evidenciar a eficácia da acupuntura. No entanto existem alguns erros metodológicos e, a nível científico, não existe consenso.

Acupuntura na cardiologia: hipertensão

A acupuntura pode ajudar a diminuir a hipertensão auxiliando a ação dos medicamentos. Dificilmente a acupuntura conseguirá substituir a medicação e não deve nunca fazer isto sem acompanhamento conjunto do seu médico e acupunturista.

Em pacientes que não respondem à medicação ocidental a acupuntura deveria ser uma alternativa para ajudar a baixar a tensão arterial. Em muitos pacientes nos quais se consegue tratar a hipertensão com medicamentos torna-se irrelevante e financeiramente custoso o uso da acupuntura.

Ao ajudar a tratar a hipertensão a acupuntura poderá ajudar a prevenir o aparecimento de complicações decorrentes da hipertensão como seja o AVC. De qualquer forma a acupuntura não é nem de longe a principal forma para combater ou evitar a hipertensão.

A importância do relaxamento nos pacientes cardíacos

Esta é uma área em que a acupuntura na cardiologia se poderá evidenciar mais. Sabe-se que a ansiedade e o estresse são inimigos dos pacientes cardíacos. Também se reconhecem efeitos calmantes grandes à acupuntura. A acupuntura ajuda a combater a depressão, a ansiedade, a irritabilidade, melhora o sono e automaticamente consegue ajudar os pacientes cardíacos a relaxarem e a ganhar melhorias na qualidade de vida.

A acupuntura na cardiologia pode ajudar a regular o ritmo cardíaco e a melhorar a irrigação do coração

Estudos pré-clinicos sugerem que o estimulo do nervo mediano, onde se encontram os pontos de acupuntura do meridiano mestre do coração e cujas funções tradicionais pertencem à esfera de ação do coração, tem capacidade de melhorar a irrigação do coração e combate a problemas cardíacos.

Estudos em seres humanos parecem evidenciar algum efeito clinico da acupuntura em pacientes cardíacos e a explicação do fenômano parece estar associada à estimulação do sistema parassimpático.

Caso se comprove a eficácia da acupuntura na regulação do ritmo cardíaco esta poderá ser um complemento viável a tratamentos médicos ocidentais.

Conclusão sobre acupuntura na cardiologia

A acupuntura tem um efeito calmante relevante para apcientes cardíacos, especialmente pois respondem muito mal ao estresse encontram-se sujeitos a muito estresse.

A acupuntura na cardiologia pdoerá vir a ser relevante para auxiliar tratamentos médicos para regular o ritmo cardíaco, para regular a hipertensão e na recuperação de pacientes com AVC.

Comments 1

  1. Obrigado por la información jeje muy buena información, siempre viene bien conocer gente del mismo sector y con ganas de ayudar a los demás con esta técnica que tanto nos beneficia a todos, un saludo desde España!!

Deixar uma resposta