acupuntura quântica: como denunciar uma fraude sem ofender?

Nuno Lemos INVENÇÕES NEW AGE 0 Comments

Denunciar a acupuntura quântica e ofender as pessoas

Como denunciar uma fraude sem ofender as pessoas que a praticam? Há uns tempos publiquei uns artigos sobre acupuntura quântica e cristais radiônicos de forma a mostrar a falsidade das alegações dos proponentes desta técnica.

Num dos artigos mostro um vídeo do youtube onde se apresenta um professor com uma demonstração da eficácia dos mesmos. O problema é que o visionamento deste vídeo só consegue concluir pelas manipulações grotescas que o professor fez sem qualquer comprovação da eficácia da acupuntura quântica. Para artigos com conteúdo forte existem sempre reações fortes. E a reação dos adeptos dos cristais radiônicos não foi diferente.

Uma leitora do blogue escreveu-me, a nível pessoal:

“Olá Nuno, sou terapeuta e tenho feito o uso dos Cristais Radiônicos com muito sucesso, fiz o curso com o Prof Raul Breves e fiquei muito incomodada com seus comentários sobre o vídeo.
Gostaria de lhe fazer apenas uma questão: Voce ja recebeu a aplicação dos cristais radiônicos? Conhece a técnica? É bem fácil analisar os ‘erros’ de colocação do professor e da aluna, eu entendo a simplicidade como o Prof Raul expõe sua idéia, mas dizer que ele é uma pessoa indigna e que está usando de má fé, é um pouco demais. Voce olhou os experimentos, as pesquisas, os livros editados, os cursos??
Não estou aqui fazendo a defesa do Prof. mas sim dos Cristais Radiônicos, eu o convido a conhecer e fazer o uso. Assim pode ou não rever seus conceitos.
Abçs e Sucesso”

Nas linhas que se seguem eu espero deixar algumas respostas face ao tipo de comentários que costumam ser feitos.

Resposta a alguns adeptos da acupuntura quântica

acupuntura quântica

acupuntura quântica

Em primeiro lugar nunca recebi aplicação de cristais radiônicos nem essa experiência pessoal tem qualquer tipo de capacidade para provar ou negar a suposta eficácia do cristais radiônicos. Eu não preciso ser sujeito a uma técnica para aprender a mesma. Sou perfeitamente capaz de compreender a explicação da mesma dada pelo seu “inventor”. E a explicação da técnica é declaradamente falsa.

É verdade que explicar a técnica e demonstrar que funciona são coisas diferentes. A explicação pode estar errada mas a técnica pode funcionar. No entanto o “inventor” desta técnica afirma explicitamente que sabe como funciona e EXPLICA esse funcionamento. E a explicação que dá é DECLARADAMENTE FALSA! Por outro lado nunca foi apresentada nenhuma prova do funcionamento da acupuntura quântica e dos cristais radiônicos. As únicas coisas apresentadas foram manipulações de alunos crentes e de resultados contraditórios de supostos estudos científicos… feitos pelo “inventor” da acupuntura quântica.

Em segundo lugar, o professor do vídeo em causa não faz uma abordagem simplística com a aluna. Ele manipula a aluna a dar respostas que lhe são convenientes como ficou claramente demonstrado no vídeo publicado pelo próprio. O professor desse vídeo usou PNL (programação neuro-linguistica) para condicionar a resposta da aluna ao tratamento com acupuntura quântica, manipulou o que a aluna disse de forma a extrair somente as informações que lhe interessavam e definiu os valores de intensidade do sintoma da forma que mais conveniente lhe foi.

Em terceiro lugar não existem experiências publicadas em revistas científicas. Existem artigos em revistas sem qualidade, existem vídeos no youtube publicados pelo “inventor” desta técnica. E tudo isto está longe de ser considerado estudos ou experiências credíveis. Na realidade numa das experiências é possível ver uma manipulação grande dos resultados da mesma de forma a provar aquilo que já se considera provado antes da experiência. Para quê então fazer experiências?

Para terminar: é uma técnica sem qualquer tipo de provas, as poucas evidências existentes apontam que é uma fraude, a análise dos estudos feitos pelo autor das mesmas é extremamente incompetente e as suas explicações são claras manipulações de termos científicos e de termos de medicina chinesa. É esoterismo puro que não deveria ser aceite em clinica.

Peço desculpa a todos aqueles que acham este artigo (a minha resposta ao comentário da leitora) foi demasiado agressiva. Não a escrevi com o intuito de ofender ninguém mas somente de dar a minha opinião sobre acupuntura quântica e cristais radiônicos. No entanto fica sempre a interrogação:

Como denunciar uma fraude sem ofender as pessoas que a praticam?

Deixar uma resposta